sábado, 17 de março de 2012

(2012/301) O cadinho alquímico da matéria, nossa pequena vela sideral - o Sol

A mancha solar no quadrante superior esquerdo
tem a dimensão de sete vezes o planeta Terra

1. Sabemos hoje que a matéria é produzida nas estrelas. Não são todos os átomos que são produzidos nelas, mas os sóis são os grandes produtores de átomos leves - Carbono, Nitrogênio e Oxigênio, por exemplo. Carbono - o átomo da vida, o átomo de que somos feitos, o "pó" das Escrituras - é fabricado nos sóis, fornalhas macroscópicas, megalíticas, superatômicas, "infernais", a queimarem-se a si mesmos e a regurgitar átomos de vida.

2. É bastante poético...

3. Nosso sol não é grande coisa. É pequeno. Mas é o suficiente para nos iluminar os dias e as noites - é nossa pequena vela, bruxuleante e constante.

4. Ás vezes, como todas as velas, a sua chama tremula. No caso do Sol, tremular a sua chama significa produzir uma tempestade considerável, é ejetar no espaço - eventualmente em nossa direção, bilhões de toneladas de massa magnetizada. Quando isso ocorre, auroras boreais dançam, como fadas vestidas de lençol, sobre as cabeças do norte...

5. O Sol tem problemas de pele, digamos assim. Sua enorme esfera amarela sofre de dermatites gigantescas - a mais recente tem apenas sete vezes do diâmetro da Terra. Há uma semana, sofreu uma explosão de proporções consideráveis. Mas sobrevivemos. Como tem sido nos últimos bilhões de anos, desde que os átomos de carbono decidiram copular como loucos sobre os leitos de pedra dessa nossa casa azulada e, por isso, viva...




Um comentário:

Debbie Seravat disse...

Ola! O nome do meu livro de poemas sera Cadinho. O que acha? Tou sem acento. Responda-me por e-mail, por favor. Achei este texto, porque me pensava original. Tem ate um blog com este nome. Isso nao depoe contra o meu livro, nao e?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio