1. Na disciplina Leituras Contextuais da Bíblia (de que não sou propriamente um fã), tiramos a manhã de hoje para ler e comentar um texto de Haroldo Reimer, de 2001 (RIBLA), Sobre Pássaros e Ninhos - olhar ecológico em leis do Deuteronômio (em Toda a Criação, p. 77-92).
2. A certa altura, detivemo-nos no comentário de Haroldo a Dt 22,6-7, que trata do caso de algum judeu encontrar ninhos pelo caminho: pode pegar os filhotes, mas a mãe, não. O arrazoado de Haroldo é interessante - põe como pano de fundo a violência dos exércitos assírios, que destruíam tudo à sua volta - animais, árvores, gente... Um texto interessante.
3. Aí, somos interrompidos por Rogério, aluno e pastor, que, constrangido, mas rindo matreiramente, nos conta que, na roça, tinha ele lá seus nove anos, moleques que eram, leram esse texto de Deuteronômio - e fizeram a festa: saíam à caça de ninhos, e todos os ovos e filhotes que encontravam, pegavam e matavam, muitas vezes usando-os como treino para a mira do estilingue... Deus permitia! Uma extraordinária e criativa forma de "leitura contextual da Bíblia"!
4. Em homenagem ao Rogério, um clip de seu homônimo - Rogério Skylab: Matador de Passarinho...
5. Maldade...
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Um comentário:
É, Deus permite tudo. Até os maiores absurdos e descalabros. Pra que dar bola pra ele, então?! Melhor é mirar pessoas e animais necessitados com gestos benéficos. Saudações, Osvaldo!
Postar um comentário