1. Bom jeito de terminar o dia, um dia todo dedicado a vasculhar as memórias, no Oráculo. Mas eis que nunca tinha nem ouvido falar de Noriel Vilela, negão de voz possante como ninguém. Dei com ele lá no Nassif, que destacou o Carcará, que mandei. Aí, na troca, fui atrás do Vilela - e não é que o sujeito e dos bão? Pra lá di bão. Vamos começar de 16 Toneladas...
Sente este samba quente Que é muito legal É super pra frente É bem genial Embalo como este Só quem vai curtir Quem não se machucar Quando deixar cair Por isso vem, vem Embale na nossa Este balanço Tira qualquer um da fossa Ele é um barato e é da pesada Esse é o famoso 16 toneladas Eu bolei o ano inteiro Este samba pra frente É gostoso paca É um samba decente Segure esta conversa Segure a jogada Quem não gosta de samba Não gosta de nada E é curtição No samba empolgado É o flamengão Num estádio lotado Turma da pesada Que segura a parada Esse é o famoso 16 toneladas Sente este samba quente Que é muito legal É super pra frente É bem genial Embalo como este Só quem vai curtir Quem não se machucar Quando deixa cair Por isso, vem, vem Embale na nossa Este balanço Tira qualquer um da fossa Ele é um barato e é da pesada Esse é o famoso 16 toneladas Eu já dei o meu recado Agora vou me mandar Vou refrescar a cuca Pra poder incrementar A mente está cansada E só da confusão Onda de pirado Deixa a gente na mão Por isso nem vem Não vai me encontrar Agora estou na minha Pois estou devagar Já disse o que queria a toda rapaziada Ai, oh ... é o 16 toneladas.
2. 16 Toneladas é uma versão de Sixteen Tons, de Merle Travis, que tratava da vida dos mineiros estadunidenses. A versão de Noriel Vilela é muito melhor, eu acho. E é também melhor do que a dos Platters, do Tom Jones (que tem seu charme, vá lá) e do Johnny Cash. Na verdade, Sixteen Tons é uma canção muito regravada nos EUA. Noriel Vilela sapecou-lhe seu grave e sua ginga brazuca... Aí, questão de gosto, claro, não tem pra ninguém... Nem pro Stevie Wonder.
3. Mas "Só o ômi" é muito boa também. Guardadas as devidas proporções, Noriel Vilela lembra um Dicró mais trabalhado...
Ah mô fio do jeito que suncê tá Só o ôme é que pode ti ajudá Ah mô fio do jeito que suncê tá Só o ôme é que pode ti ajudá Suncê compra um garrafa de marafo Marafo que eu vai dizê o nome Meia noite suncê na incruziada Distampa a garrafa e chama o ôme O galo vai cantá suncê escuta Rêia tudo no chão que tá na hora E se guáda noturno vem chegando Suncê óia pa ele que ele vai andando Ah mô fio do jeito que suncê tá Só o ôme é que pode ti ajudá Ah mô fio do jeito que suncê tá Só o ôme é que pode ti ajudá Eu estou ensinando isso a suncê Mas suncê num tem sido muito bão Tem sido mau fio mau marido Inda puxa saco di patrão Fez candonga di cumpanheiro seu Ele botou feitiço em suncê Agora só o ôme à meia noite É que seu caso pode resolvê.
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Um comentário:
Que voz! Impressionante. É realmente uma voz cavernosa. Já ouvi "trocentas" vezes e continuo ouvindo, mas melhor do que ouvir é cantar!
É difícil encontrar uma música assim, apenas com as notas graves em que baixos como eu podem soltar a voz e deixar o corpo feliz de não precisar tentar alcançar a nota aguda...
Postei no blog!
http://soperdidoeemduvida.blogspot.com/2010/03/131-voz.html
Postar um comentário