domingo, 4 de outubro de 2009

(2009/520) Chrono Cross


1. Quando eu falo que a Teologia já está esteticamente superada, quando sua dimensão mítica perdeu o encanto para as novas gerações - as gerações que vivem no presente e se preparam para inventar o futuro (porque ela ainda faz sucesso na "Idade Média"), talvez os teólogos sistemáticos não entendam o que estou dizendo... Então, deixem-me tentar ilustrar isso com um simples - ai, que pecado, chamar Chrono Cross de simples! Mea culpa... - jogo de computador: Chrono Cross...

2. Joguei Chrono Cross faz alguns anos, deitado na cama de meus filhos, no quarto deles, onde fica o console de PlayStation. Foi uma experiência hierofânica, como ler Tratado de História das Religiões, uma verdadeira viagem de Daime. Deitei-me, e só levantei três dias depois - quando havia "virado" o jogo. No final, chorava como uma criança, de soluçar... Kid... Kid...

3. Até Schleiermacher pode ser trazido à cena: tem que experimentar... Quando estou "in game", experimento a mesma sensação beatífica de quando me encontro em liturgia.: ao voltar à vida prosaica, tudo é insosso, tudo é frio, tudo é out. Somente as urgências da responsabilidade de pai de família me trazem de volta. É como Pedro querendo armar tendas e ficar... Nos dois casos, sei exatamente o que está acontecendo. A diferença, é que a liturgia e a Teologia não sabem, ou, o que é pior, mentem que não sabem! O mito é transparente em Chrono Cross - e opaco na homilética. Minha surdez eclesiástica desfez-se no mundo de fantasia e magia dos jogos fantásticos.

4. Confesso que não sei onde vamos parar. Dentro de alguns anos - e não há de demorar tanto, os jogos evoluirão para a realidade participativa, para a dimensão de imersão total. Temo que, entrando num mundo como o de Chrono Cross, naquelas condições futuras, não queira mais sair de lá... Será, para mim, o arrebatamento...

4. Aos iniciados, matem a saudade dos encontros hierofânicos. Aos não-iniciados, "evangelizo-os" em nome de Serge, Leena e... Kid...
















OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio