domingo, 17 de maio de 2009

(2009/266) Mirações enteógenas


1. "Miração" é o nome que se dá às "visões / experiências" "místico / psicodélicas" produzidas pela ingestão, por exemplo, do Daime. "Enteógenas"é o nome que se dá às substâncias promotoras de tais "virações", mas quando em contexto litúrico/religioso. Ou seja, LSD é alucinógeno, Daime, enteógeno, ainda que os efeitos psico-somáticos sejam semelhantes.

2. Pois bem, acaba de ser descoberto que há uma espécie de peixe - sarpa salpa -, que até então vivia próximo`a Chipre e algumas regiões do Mediterrâneo, que parece estar mudando seu habitat, tendo sido encontrado próximo à Catalhunha, conforme informa a BBC - Brasil. A ingestão da cabeça desse peixe provoca alucinações, como se quem o comeu tivesse usado LSD. É porque o sarpa salpa se alimenta de plânctons que tê pequena quantidade de veneno. Mas como eles comem muito, e o veneno se concentra na cabeça do peixe, quando você come a cabeça do peixe, você "viaja".

3. É muito interessante. Plantas, fungos e cogumelos, e, agora, aimais, quando ingeridos, podem provocar alucinações. Essas alucinações, quando experimentadas em ambiente reigioso, abrem a "consciêcia" do sujeito para as mais "espetaculares" e "surreais" revelações. Tais substâncias devem ter tido um papel muito importante na História da Religião, como um todo, e na História das Religiões, de modo geral.

4. É bastante curioso, por exemplo, que "mandrágora", a raiz mágico-afrodisíaca, seja mencionada apenas no final de Cântico dos Cânticos (quando a amada assume seu desejo, negando a ele a maldição de Gn 3,16 [cf. Ct 7,11[10]), e em Gn 30,14-16, na passagem em que Raquel e Léia disputam a "noite" de Jacó. Esta última, a literatura judaica "inter-bíblica" tratou de modificar, transformando as mandrágoras em "tomates cheirosos" (Cf. Testamnto dos Doze Patriarcas 5,1 Testamento de Issachar).


OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio