sábado, 28 de março de 2020

(2020/044) Fui para o seminário teológico por causa da Bíblia


Preste atenção no que eu vou dizer, mas isso apenas se você REALMENTE pode olhar no espelho e dizer, honestamente, para você mesmo: como eu gostaria de compreender a Bíblia!... Mas não precisa prestar atenção no que eu vou dizer nem mesmo ler o que vou escrever se: a) você acha que já conhece a Bíblia, b) quer a Bíblia para afastar os demônios, c) quer a Bíblia para curar dor de barriga, d) quer a Bíblia para saber os segredos da vida eterna, e) quer a Bíblia para saber como Deus quer que as pessoas vivam etc. Só continue a ler se a única coisa que você realmente quer é entender a Bíblia.

Pois bem: se você está lendo a Bíblia, e está se sentindo em casa, escute o que vou lhe dizer: você não está lendo direito. A Bíblia, principalmente o Antigo Testamento, mas, ainda assim, também o Novo Testamento, não tem nada a ver com a sua igreja de hoje, suas doutrinas, sua fé, sua compreensão do mundo, da vida e da morte. Na Bíblia, tudo é diferente em relação ao que você acredita hoje, mesmo que você ache que sua fé é bíblica. Repetindo: se você se sente em casa, não esta lendo de fato, está é enfiando seu mundo na Bíblia.

Eu fui para o seminário teológico em 1987 porque descobri um ou dois anos antes que a Bíblia tinha sido escrita em hebraico. Nesse dia, eu descobri que o que eu lia não era a Bíblia, mas a tradução. Hoje, sei que além de tradução, é uma tradução ruim. Mas na época, só o fato de eu ter descoberto que era tradução já me fez querer aprender hebraico, e no seminário você aprende.

Estudei hebraico, passei a traduzir eu mesmo a Bíblia, tornei-me professor de teologia e Bíblia, também de hebraico, sempre em cursos de teologia, adotei a perspectiva histórico-crítica de leitura da Bíblia e considero poder dizer com segurança que nada do que você aprende na igreja sobre a Bíblia tem algo realmente a ver com a Bíblia. Tem a ver como a sua igreja interpreta a Bíblia, e só pelo fato de a sua igreja ser cristã e a Bíblia, não, a Bíblia é judaica, já devia servir para um bom entendedor saber que qualquer leitura cristã da Bíblia não corresponde à própria Bíblia, mas à fé cristã.

Para quem tem a Bíblia por uma das razões do primeiro parágrafo, não faz diferença nenhuma se a Bíblia é bem traduzida ou não ou se a pessoa entende direito a Bíblia. Ela usa a Bíblia como um amuleto e pronto, então está de boa, vai ser feliz. Mas se você quer mesmo entender aquele livro, esquece o que aprende na igreja e vai estudar seriamente. Você vai descobrir, juro, que a sua fé é mais próxima do Islamismo e do Judaísmo, até da Grécia!, do que da própria Bíblia.

Não vou dizer que mentiram para você, porque quem ensinou a você o que você acha que sabe pode ter sido ensinado assim também, e é o caso de um cego a guiar outro cego. Mas dependendo de quem tenha ensinado a você, você pode ter sido enganado de propósito. Mas isso é irrelevante. O que é relevante é isso: você realmente quer entender a Bíblia? Pare imediatamente de tratá-la como um objeto mágico, trate-a como um texto antigo, vá estudar em algum lugar sério (pelamordedeus, não vá estudar em seminário confessional, que vão enrolar você de novo, e, aí, de propósito) e, finalmente, conheça o livro que você tem por sagrado.

Posso garantir que é a segunda melhor coisa da vida.





OSVALDO LUIZ RIBEIRO

4 comentários:

Vallim disse...

Boa tarde professor, gostaria de saber se o senhor poderia indicar uma bibliografia para estudar a Bíblia. Alguns livros para autodidatismo. Tenho vontade de fazer uma pós em Ciências da Religião no futuro. Obrigado professor!

Vallim disse...

Boa tarde professor, poderia indiciar uma bibliografia de Teologia. Livros para estudar em casa, pois no momento não tenho como fazer cursos. Obrigado.

Vallim disse...

boa noite

Leandro disse...

Olá Osvaldo. Bom lê-lo por aqui! O que você diz do livro do Norman Cohn, "Caos, cosmos e o mundo que virá"?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio