quinta-feira, 19 de junho de 2014

(2014/636) Pensar o profissional de Ciências da Religião


Pense um profissional de Ciências das Religiões que domine as epistemologias aplicadas todas: antropologia da religião, sociologia da religião, psicologia da religião, filosofia da religião, história das religiões, fenomenologia das religiões.


Que domine seu objeto em suas atualizações planetárias e nacionais: as religiões da Eurásia, da Ásia, da África, da Oceania, das Américas, bem como as religiões e os novos movimentos religiosos identificadas em território nacional.

Que domine as relações da religião com uma considerável gama de interfaces: religião e política, cultura, sociedade, corpo, espiritualidade, mercado, legislação, arte.

E que, naturalmente, consiga transformar esses domínios em arte e técnicas de trabalho em seus respectivos campos - especialmente, pedagogia.

Eu penso que uma legião de profissionais com essa formação e no exercício ético e crítico de sua profissão poderiam contribuir de modo extraordinariamente significativo para a transformação ético-cidadã da base religiosa nacional, acrescentando a matriz místico-popular o elemento de conhecimento crítico que permitiria uma experiência ética de alteridade.

OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio

Ocorreu um erro neste gadget