sábado, 31 de maio de 2014

(2014/548) Fragmentos facebookianos

I.

Liderar não é a mesma coisa sempre.

Tudo depende do jogo político.

Em uma democracia, liderar é uma coisa. Em uma autocracia, outra. Em uma teocracia, Deus me livre.

Assim, qualquer curso de liderança que não diferencie isso é um curso político disfarçado de curso de liderança, porque está pressupondo o jogo político, embutido em seu modelo de liderança.


II.

Quando você considera a sua religião boa e a dos outros ruins, admitindo ou não você revela o quanto a sua religião é ruim. Fosse ela uma religião boa não permitiria que em nome dela você falasse mau das outras. Junta assim o ruim com o pior ainda.


III.

O "herege" mais depravado vale infinitamente mais do que a mais perfeita e ortodoxa ideia de Deus. Só em pensar em comparar um e outro já devia fazer o sujeito tentado pela comparação condenar-se a passar sete existências de Buda no intestino grosso de Satanás.


IV.

Um católico, um luterano e um batista se encontram. Depois de alguns minutos, começa a conversa sobre eucaristia. A coisa começa a ficar feia. O católico diz que a hóstia é o Corpo de Cristo e não abre. O luterano tem uma ligeira mas irreconciliável compreensão da mística da coisa toda: não é que é, mas se transforma. E o batista, horrorizado, condena-os a ambos, porque é óbvio que não há Corpo de Cristo algum ali, é um símbolo, de excelso e excepcional valor, mas um símbolo apenas. Três horas depois, ainda estão discutindo...

Na esquina, observa-se um adepto do candomblé arriar uma oferenda. Imediatamente, em uníssono, sentenciam: coisa de Satanás.


V.

Para a mente, a verdade, para o espírito, o belo, para o corpo, o amor.


VI.

Enquanto houve reis em Israel, houve profetas.
Depois que os sacerdotes assumiram o poder, os profetas foram "desaparecidos"...
Concordo com Néstor Míquez: recolheram-se para o ambiente campesino e lá permaneceram, sem maiores performances públicas, posto que de todo perigosas...








OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio

Ocorreu um erro neste gadget