domingo, 20 de abril de 2014

(2014/278) A socióloga weberiana que era marxista


Ágabo Borges de Sousa, nossa conversa me lembrou um encontro com uma socióloga weberiana a quem dei carona uma vez, após um congresso. No carro, conversávamos sobre religião, óbvio, e eu perguntei a ela por que os sociólogos weberianos não explicavam aos seus objetos de estudo - os religiosos - o caráter cultural e criativo da religião. Ela, me encarando como quem tivesse dito uma tolice, me disse: "Osvaldo, se você diz isso a eles, não funciona mais a religião". Então, eu disse a ela: "Ah, então você é marxista". Ela reagiu como se eu a tivesse chingado: não, sou weberiana. 

Não, você é marxista...

Weberiana...

Não, porque você acredita que a religião só funciona enquanto alienação e ópio: se o religioso for esclarecido, acaba religião, é o que você acabou de me dizer.

Ela pediu para eu parar o carro e desceu...

Não sabia se ria ou ficava constrangido...

Fiz as duas coisas.










OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio