terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

(21014/025) "Fé cristã" e Ciências Humanas

Eu lamento. Gostaria MUITO de poder dizer que você pode ser um cristão sincero, verdadeiro, honesto, e, ao mesmo tempo, refletir sincera, honesta e verdadeiramente a partir da plataforma das Ciências Humanas. Gostaria mesmo. Mas não dá. E, se eu não estou errado, por mais força que você faça, é como a areia movediça - você afunda mais.

Não há a mínima possibilidade de conciliar a fé cristã e as Ciências Humanas - porque o que as Ciências Humanas deixam claro para qualquer um que não se queira entregar às doutrinas é que as religiões são, todas, sem exceção, invenções da cultura - elas, seus ritos, seus mitos, suas práticas, tudo. Sem exceção.

Compreendo que alguém que saiba isso ainda seja religioso. Mas não compreendo como não possa admitir que o conteúdo da fé é o que é - e que, sendo o que é, mas dizendo ser o que diz ser, é uma fraude imperdoável.

As massas estão perdoadas - é crime culposo. 

Os esclarecidos? Dolo.






OSVALDO LUIZ RIBEIRO

2 comentários:

Rodrigo Ribeiro disse...

Mas as próprias "Ciências Humanas" são produto de uma cultura, a ocidental moderna. E então, há a mínima possibilidade de conciliar as Ciências Humanas com as Ciências Humanas?

Essas tentativas de relativizar o conhecimento acabam sempre se esquecem de relativizar a si mesmas. Assim, permanecem ignorantes que são no fundo auto-contraditórias -- no mínimo cômico.

Peroratio disse...

Rodrigo, sinta-se à vontade, então, para morrer de rir...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio