Eu lamento. Gostaria MUITO de poder dizer que você pode ser um cristão sincero, verdadeiro, honesto, e, ao mesmo tempo, refletir sincera, honesta e verdadeiramente a partir da plataforma das Ciências Humanas. Gostaria mesmo. Mas não dá. E, se eu não estou errado, por mais força que você faça, é como a areia movediça - você afunda mais.
Não há a mínima possibilidade de conciliar a fé cristã e as Ciências Humanas - porque o que as Ciências Humanas deixam claro para qualquer um que não se queira entregar às doutrinas é que as religiões são, todas, sem exceção, invenções da cultura - elas, seus ritos, seus mitos, suas práticas, tudo. Sem exceção.
Compreendo que alguém que saiba isso ainda seja religioso. Mas não compreendo como não possa admitir que o conteúdo da fé é o que é - e que, sendo o que é, mas dizendo ser o que diz ser, é uma fraude imperdoável.
As massas estão perdoadas - é crime culposo.
Os esclarecidos? Dolo.
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
2 comentários:
Mas as próprias "Ciências Humanas" são produto de uma cultura, a ocidental moderna. E então, há a mínima possibilidade de conciliar as Ciências Humanas com as Ciências Humanas?
Essas tentativas de relativizar o conhecimento acabam sempre se esquecem de relativizar a si mesmas. Assim, permanecem ignorantes que são no fundo auto-contraditórias -- no mínimo cômico.
Rodrigo, sinta-se à vontade, então, para morrer de rir...
Postar um comentário