"Uma fotografia que mostra Cherry Kearton, em pé sobre os ombros de seu irmão Richard, para tirar uma foto de um ninho de pássaro, de 1900. Os irmãos foram pioneiros da fotografia de vida selvagem e em 1892 tiraram a primeira fotografia de um ninho com ovos. (...)".
Eu olho para essa fotografia e, exegeta e blogueiro (é a primeira vez que emprego amim mesmo esta palavra), penso duas coisas:
a) meus posts de animais, de Natureza, que já fez com que me cuidassem enlouquecido, vejam vocês, têm história - eles, a fotografar, eu, a admirar esse trabalho de cem anos e até hoje, e cada vez mais perfeito.
b) é a foto de uma foto - há alguém, com outra máquina, anônimo, a fotografar a imagem dos fotógrafos - e esse alguém não aparece na foto. Meu olhar vê isso imediatamente - porque sou um exegeta: não leio o texto bíblico como algo que está ali - leio como algo que quem não está ali pôs ali: as narrativas são os dois fotógrafos: mas me interessa quem bateu a foto, me interessa quem escreveu a narrativa, me interessam as suas razões e projetos, bons e maus.
OSVALDO LUIZ RIBEIRO