domingo, 22 de setembro de 2013

(2013/1098) Se os assembleianos estudarem Teologia pra valer...


Na Faculdade Teológica Karpos, em BH, sexta à noite, em palestra sobre o tema Monoteísmo e Direitos Humanos, eu disse, basicamente, o seguinte:

a) há três teorias sobre a origem do monoteísmo judaico: 1. é "original" (versão canônica), 2. é do século IX, profético (versão "monoteísmo ético-profético") e 3. é pós-exílico e sacerdotal;

b) nas três opções, qualquer que seja, monoteísmo não é ético: fez-se e faz-se à custa da supressão violenta, física e/ou psicológica, de todas as práticas e ideias contrárias.

Disse isso para uma plateia entre 250 e 300 assembleianos. Ao final, rodada de perguntas. Todas, lidas, perguntas de primeira qualidade. 

Fiquei impressionado...

José Mário Gonçalves disse-me ter ficado impressionado com o povo de lá. Eu também fiquei. 

Há algo acontecendo?

A multidão absurda de assembleianos dirigindo-se para escolas de teologia...

Se levarem a sério, se estudarem a sério, se, diferentemente de muita gente, não enfiarem a cabeça no buraco e brincarem de fazer teologia, se fizerem teologia séria, crítica, responsável - inimagináveis as conseqüências...







OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Um comentário:

Jeziane disse...

Eu estava lá! Rogo por esta revolução há pelo menos 10 anos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio

Ocorreu um erro neste gadget