segunda-feira, 12 de agosto de 2013

(2013/854) Que tal despoluirmos todas as águas brasileiras - incluindo a Baía de Guanabara e o Tietê, à vista e em um ano?


Que tal levar seus filhos para nadarem em qualquer praia - qualquer - da Baía de Guanabara? Hoje, as águas são pretas. Não é metáfora - é só ir lá. Águas pretas.

Aos trancos e barrancos, está-se arrancando ao BID um Programa de 1,3 bilhão de reais para a despoluição da Baía. Há décadas se empurra a coisa com a barriga, naturalmente por força do valor envolvido e da alegada falta de dinheiro...

Pois bem...

Que seja não 1,3 bilhão - mas que seja o triplo disso. Digamos que com 5 bilhões de reais se consiga transformar a Baía no paraíso dos esportes aquáticos, em instâncias de veraneio para o povo e centro de turismo nacional? Veleiros, pequenos submarinos panorâmicos, ah? Que tal?

Ao preço de 5 bilhões, o Brasil poderia fazer isso em um ano - e não apenas na Baía de Guanabara - em toda a sua orla, considerando-se, ainda, os rios poluídos, como o podre Rio Tietê.



O que você acha? Despoluirmos de uma vez só todos os nossos pontos de poluição - baías, rios e lagoas? E isso à vista. Sem dinheiro caro emprestado a ninguém, mas só com os nossos impostos? O que acha?

É simples...

Dos impostos que você e eu pagamos, 750.000.000.000 por ano vão para a mão de agiotas internacionais, banqueiros de rapina, a mesma gente que há 500 anos nos rouba a carne e o sangue.

Esses 750 bilhões anuais são pagos nos termos da Lei a título de juros e amortização da infeliz e suspeitosíssima dívida pública brasileira. Maria Lucia Fatorelli afirma que uma auditoria igualmente nos termos da Lei poderia, como fez no Equador, reduzir a dívida a 70% de seu valor. Há suspeitas inclusive de que ela tenha prescrito em 1992!

Mas digamos que não prescreveu, apenas que está com graves erros legais de cálculo, e que se poderia reduzi-la em 70%, como afirma Maria Lucia. Ora, isso significaria que teríamos em caixa, em um ano - que é o dinheiro que o Brasil acumula, sendo a sexta maior economia do mundo, 500. bilhões de reais. QUINHENTOS BILHÕES DE REAIS.

Com esse valor, despoluiríamos todas as nossas águas...

Basta que se tenha coragem, que se faça a auditoria, mesmo com o risco de golpe de Estado - porque, sim, os donos do mundo vão promover um golpe, quando tentarmos - e resolveremos todos os os problemas do país...


Dinheiro tem - só estamos é jogando na lata do lixo





OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio