quinta-feira, 23 de maio de 2013

(2013/553) Caim, Kenitas, John Day e - graças a Deus - alguém com alma de pesquisa



"In conclusion, a strong case can be made for assuming that the figure of Cain is to be regarded as the  ponymous ancestor of the tribe of the Kenites, and that this is true as much of the final form of the text of Genesis as it is of the original story lying behind it. Commentators writing on Genesis in recent decades have been wrong to overlook or reject this" (John Day, em Cain and the Kenites, recente artigo/coletânea, defendendo que Caim constitui um epônimo para a tribo pré-árabe dos Kenitas).

Interesso-me muito, muito, pelas origens de Yahweh - e a tendência é situá-lo como um deus local do sul de Israel, próprio de tribos pré-árabes. Na contra-mão da teologia/exege contemporâneas, John Day afirma, categoricamente, que Caim e os Kenitas constituem uma unidade programática no texto de Gênesis e em todo o AT.

Fiz a citação porque John Day termina o artigo dizendo, sem meias palavras, que os teólogos e exegetas que desmontam a relação entre Caim e os Kenitas estão errados ("commentators writing on Genesis in recent decades have been wrong to overlook or reject this"). Numa época de escrúpulos pós-modernos, em que ninguém pode dizer que alguém está errado, tudo é assim, discurso e algodão doce, gosto de ler isso: eles estão errados.

John Day pode estar errado em sua tese. Mas ela é diferente da dos demais comentaristas. Os dois não podem estar certos ao mesmo tempo. John Day aposta que está certo, logo, que os demais estão errados. 

A tentativa de fazer pesquisa sem afirmar, categoricamente, que esse ou aquele postulado está errado não tem nenhuma utilidade realmente científica. É apenas uma bobagem da moda. Vai passar. E a histórica deixará claro que se escrevia com tão pouca convicção do que se dizia que, para a consciência não pesar, rasgava-se o verbete "verdade" dos dicionários...

John Day - mais um para a galeria dos "arrogantes" - como, aqui e ali, afetações me são dirigidas: eu, arrogante, porque digo o que penso e com convicção. John Day do meu lado. Bem acompanhado me vejo...




OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio