domingo, 31 de março de 2013

(2013/379) Com vocês, os Membracidae - mas podem chamar de viuvinhas, cigarrinhas, mochilinhas, soldadinhos e, por que não?, vaquinhas de formigas


1. São muito pequenos esses insetos, e apenas quem lida com plantas os conhecem. Eles nutrem-se da seiva das plantas, nas quais espetam seu tubo sugador de seiva e da qual extraem o líquido da vida. Estão, da mesma forma, associados a formigas, porque as formigas vivem nas plantas das quais eles se alimentam e, digamos assim, para que não sejam devorados por elas, as formigas, eles, os membracídeos, desenvolveram a produção de "mel", na verdade, uma substância adocicada, com a qual pagam aos donos do pedaço pelo direito de servirem-se de seus acres de "terra".

2. A planta, que se serve das formigas para a sua proteção, as cigarrinhas, que se alimentam da planta, e as formigas, que protegem a planta e se servem dos membracídeos, construíram um pequeno e bem resolvido ecossistema...

3. O que chama atenção é o formato dos membracídeos. A parte superior da cabeça deles desenvolve-me em formatos os mais bizarros que se possa imaginar, e chegam a mimetizar a forma "perfeita" de insetos. Alguns cientistas dizem que estão imitando outros animais para livrarem-se de predadores, mas há quem diga que, na verdade, mimetizam a forma dos animais que lhes servem de "protetores" e a quem eles pagam o preço da proteção e do direito de colheita - no caso abaixo, uma formiga.


4. O caso acima seria apenas um superdesenvolvimento de casos mais comuns, como a abaixo, em que falsas antenas se projetam da parte traseira do membracídeo, mimetizando a "face" de uma formiga, com a qual a outra pensa estar "trocando" substâncias químicas.


5. Bem, eu não sou um entomólogo. Apenas gosto dos insetos, e a Internet é uma maravilha para nós, leigos, porque podemos aprender como é diversificada, curiosa e interessante essa extremamente bem sucedida categoria de seres vivos, os insetos.

6. Com vocês, os surpreendentemente curiosos membracídeos.


 
 
 


 
  


"_ Hora de pagar a o imposto!"

          
" _ Tomara que eles pensem que eu sou um espinho..."





OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio