sábado, 30 de março de 2013

(2013/363) As "cordas de amor" - o Spinochordodes tellinii o os ortópteros "zumbis"


1. Se você olha a coisa toda desde a perspectiva do gafanhoto, do grilo, do louva-a-deus ou da barata, é uma desgraça. Mas Deus - ou a Natureza, decida você mesmo - pode ter escrito o roteiro na perspectiva apenas do parasita, que chamarei, ironicamente, de as "cordas de amor", uma referência a Oséias 11,3.



Esse espécime tinha doze enormes parasitas dentro de si, coitado.

2. O processo é engenhoso. Ingerido inadvertidamente pelo inseto, dentro do hospedeiro (louva-a-deus, gafanhotos, grilos), as microscópicas larvas do Spinochordodes tellinii, um parasita nematomorfodesenvolvem-se até ficarem muitas vezes maiores do que o organismo que os hospeda (veja o vídeo acima).

3. Uma das versões que explicam o processo diz que o parasita crescerá e se desenvolverá na água, de modo que precisa fazer com que o animal infectado vá para a água. Por mecanismos ainda não decifrados, o Spinochordodes tellinii altera o comportamento do inseto, faz com que ele se dirija para alguma fonte de água e salte sobre o reservatório. O inseto morrerá, naturalmente, enquanto os parasitas sairão de seu corpo e continuarão o processo engenhoso de sua vida parasitária...

4. Essa é uma versão. Outra versão é que o fato de os insetos caírem na água e se afagarem, o que interessa diretamente ao parasito, é fruto apenas da erraticidade de movimento que o parasita causa no hospedeiro, fazendo com que, mais cedo ou mais tarde, mas, nesse caso, sem garantias absolutas, que o inseto encontre água. Isso explicaria, então, por que alguns espécimes "eclodem" fora da água, como os vídeos abaixo.


 5. Ou seja, das duas, uma: ou o Spinochordodes tellinii faz com que o hospedeiro localize água e se suicide, ou faz com que ele fique saltando, saltando, até, sem querer, cair na água. Porque é na água que o nematomorfo vive...


6. Eu não encontrei apenas uma informação que me parece fundamental - como o hospedeiro ingere as microlarvas do Spinochordodes tellinii? Já que se trata de diversas espécies de insetos, como grilos, gafanhotos, baratas e louva-a-deus acabam tendo dentro de si esses monstros assassinos?







OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Um comentário:

Sol Elias disse...

Será que ingere ovos microscópicos na água que bebe (inseto bebe água?)? Ou ingere os ovos em folhas que, antes submersas, agora expostas servem de alimento aos ortópteros?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio