sábado, 23 de março de 2013

(2013/323) “Se todos morreram por acaso, isso só pode ser proteção de Deus ou do Diabo aos militares” - coincidência ou ataque militar?


1. “Se todos morreram por acaso, isso só pode ser proteção de Deus ou do Diabo aos militares” (Tancredo Neves, a Mauro Santayana). Talvez eu devesse ter colocado na lista abaixo, primeiro, o próprio Tancredo, cuja medalha, parece, não lhe valeu, e, depois, quem sabe?, o Vice-Presidente José Alencar, morto também por um câncer...

2. Coincidência demais...

 
Juscelino Kubitschek, Presidente do Brasil (1956-1961)
Morto em 22 de agosto de 1976

João Goulart, Presidente do Brasil (1961-1964)
Morto em 06 de dezembro de 1976

Carlos Lacerda, Governador da Guanabara (1960-1965)
Morto em 21 de maio de 1977

3. Em nove meses, três mortos - dois ex-presidentes e um ex-governador. Coincidência?

Fernando Lugo, ex-Presidente do Paraguia
Em 6 de agosto de 2010, em conferência de imprensa, uma médica oficial do governo de Lugo declarou ter sido detectado um câncer no presidente. Declarou que a doença é potencialmente curável e não afetaria suas atividades. O linfoma foi descoberto depois da análise de um nódulo na virilha, que foi retirado cirurgicamente em 4 de agosto. 
No dia 1 de dezembro de 2010, Fernando Lugo retorna para casa após ter sido internado em um hospital em São Paulo, Brasil. Depois de ser submetido à sua sexta e última quimioterapia, um cateter foi retirado. O PET-scan foi satisfatório e não foi detetado qualquer tipo de tumor linfático. O relatório médico fala um sucesso total, até mesmo de uma cura.
Cristina Kirchner, Presidenta da Argentina
"A análise histopatológica definitiva constatou a presença de nódulos em ambos os lóbulos da glândula tireóide da presidente, mas descartou a presença de células cancerígenas, modificando o diagnóstico inicial da punção", disse Scoccimarro ao ler o relatório médico oficial. 
Em 28 de dezembro, foi divulgada a notícia de que Kirchner, 58 anos, tinha sido diagnosticada com câncer de tireóide em 22 de dezembro após uma punção, dias depois de ter assumido seu segundo mandato como presidente, que vai até 2015. A presidente recebeu alta médica e deixou o hospital neste sábado. 
Segundo o médico Ernesto Ibarra Puente, "com este diagnóstico positivo, a equipe encarregada considera o tratamento cirúrgico suficiente, sem a necessidade da administração de iodo radioativo". Nestes casos a mudança de diagnóstico "é algo que pode ocorrer", disse o cirurgião em declarações ao canal de televisão Todo Noticias.
Lula, ex-Presidente do Brasil
Após queixa de dores de garganta, Lula realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro do ano passado. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia. 
Após três ciclos de quimioterapia e 33 sessões de radioterapia, o tumor teve "uma remissão completa", conforme anunciou o porta-voz do Instituto Lula, José Chrispiniano, e confirmou o Sírio-Libanês em 28 de março de 2012. Para ser considerado curado do câncer, Lula terá de se submeter a exames durante os próximos cinco anos.
O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.
Dilma, Presidenta do Brasil
Em abril de 2009, Dilma revelou que estava se submetendo a um tratamento contra um linfoma, câncer no sistema linfático, que havia descoberto a partir de um nódulo na axila esquerda, em um exame de rotina, em fase inicial. O tratamento incluía sessões de quimioterapia. Tratava-se do tipo mais agressivo, mas as chances de cura eram de 90%. Em meados de maio, foi internada no Hospital Sírio Libanês com fortes dores nas pernas, sendo diagnosticada uma miopatia, inflamação muscular decorrente do tratamento contra o câncer. No início de setembro do mesmo ano, revelou ter concluído tratamento de radioterapia, dizendo-se curada, o que foi confirmado pelos médicos daquele hospital no final do mesmo mês.
Hugo Chávez, ex-Presidente da Venezuela
Ferrenho crítico do neoliberalismo e do governo dos Estados Unidos, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, morreu aos 58 anos nesta terça-feira (5), vítima de um câncer na região pélvica, com o qual convivia há um ano e meio. 
Desde que sua enfermidade foi diagnosticada, em junho de 2011, Chávez passava longos períodos em Cuba, onde tratava a doença. 
O anúncio oficial da morte de Chávez foi feito por volta das 17h25 no horário local (18h55 no horário de Brasília) desta terça-feira (5) pelo vice-presidente venezuelano Nicolás Maduro. No mesmo pronunciamento, Maduro confirmou que Chávez morreu às 16h25 (17h55h no horário de Brasília).
4. Em três anos, cinco (quatro?) Presidentes latino-americanos, todos de esquerda, são diagnosticados com câncer, um dos quais morre em decorrência da doença. Coincidência. Fidel "sabe" que não - e a razão de Chávez ter ido se tratar em Cuba é que Fidel não contraiu - e, se Lula e Dilma contraíram, que segurança Chávez teria aqui?

5. Não tenho dúvida que em vinte ou trinta anos saberemos quem, quando, onde e como - se não se trata de coincidência e estamos diante do que Mauro Santayana não descarta, os Presidentes foram contaminados.

6. Se foram, não temos certeza, só desconfiamos. Mas, se foram, temos certeza de por quem.





OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio