segunda-feira, 22 de outubro de 2012

(2012/704) Fragmentos facebookianos (TRÊS)


Que sina abracei...

Teólogo!

E, sim, encaro-me como tal.

Mas pensem num teólogo que não pode falar em/de Deus como algo disponível e dado: esse teólogo sou eu.

Mas não é que não possa, eu, teólogo, falar de Deus enquanto algo dado/disponível por uma questão de "tremor" e "temor", ou por um viés de acesso negativo à mesma grandeza positiva...

Não: não posso, eu, teólogo, falar de Deus como algo dado/disponível por uma questão epistemológica, porque me fiz - inteiramente - moderno...

Assim, eu, teólogo, vejo-me na condição imposta exclusivamente por minha própria consciência impedido por mim mesmo de falar de Deus como algo dado/disponível.

No outro lado, vejo os meus colegas teólogos, eles, "clássicos" e cripto-clássicos.

Os clássicos falam desavergonhadamente de Deus - chego a ficar enrubescido...

Os cripto-clássicos dão voltas e fazem floreios, mas apontam, fingem que não, mas apontam e, se são colocados em ambientes mais eclesiásticos - pronto!, perdem o "cripto" (por isso era "cripto").

Perco...

De longe.

Não tem como competir...

Mesmo quem se diz acompanhar-me, quando chega esse momento, terá dificuldades, sorrirá amarelo, se afastará sem graça, sem graça, e correrá a ouvir discursos que disponibilizem essa fonte de qualquer-coisa-de-que-se-precise.

Perco.

Preciso verificar que sentimento é esse meu.

Não o de perceber essas distinções - isso, me parece, observação direta dos fatos...

Quero entender se o que eu sinto depois, no fundo, não é inveja...

Quanto eu queria poder apontar Deus, e ver as pessoas olhando para Deus e para mim, para mim como ponte, indicador, encaminhador (porque, no fundo, se olham mais para os apontadores do que para Deus mesmo, que sequer dá as caras).

E não posso...

Será inveja o que sinto?



OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio