sexta-feira, 21 de setembro de 2012

(2012/686) Armas, Germes e Aço - documentário da National Geographic (parte 1/3)


1. Já encomendei meu Armas, Germes e Aço, de Jared Diamond, que, pelas sinopses que li, vou devorar sofregamente - maravilha de pesquisa. Ganhou o prêmio Pulitzer! Mas, o que me interessa mesmo é o fato de tratar-se de uma tentativa de história de longa duração sobre a espécie humana nos últimos 13.000 anos. Não vejo a hora de começar a ler... Por exemplo, dos 14 animais domesticados pelo homem, úteis ao trabalho para o homem, nenhum está na África, nenhum na Austrália, nenhum na Oceania, nenhum na América do Norte - apenas um, a lhama, na América do Sul e todos os demais - ovelha, cavalo, porco, boi etc., na Eurásia: não, a vantagem da Europa e do Oriente Médio sobre o resto do mundo, há 10.000 anos, não tem nada a ver com raça - é pura sorte geográfica...

2. Mas dá pra ter um gostinho e uma excelente ideia do que se vai encontrar lá. A National Geographic fez um documentário muito bom, muito bom mesmo. Você pode "adiantar" as coisas...

3. Se eu sou professor de História, a aula seriam esses filmes e o dever de casa seria completar uma partida em mapa "huge" de Civilization V.

Armas, Germes e Aço
Jared Diamond
(1/3)

IMPERDÍVEL


















 OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Um comentário:

Hernan disse...

Estive com esse livro nas mãos, na Fnac em Brasília. Um amigo me indicou, mas desconfiei que fosse eugenista e não comprei. Agora vi que eu estava equivocado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio