quarta-feira, 27 de junho de 2012

(2012/517) Apontamentos de Haroldo Reimer sobre a "construção da ideia de um Deus uno/único" em Israel/Juda

1. Acabou de sair o artigo de meu amigo Haroldo Reimer sobre as origens da ideia de um Deus uno em Israel/Judá. Como ele mesmo diz: "procuramos tão somente indicar alguns pontos marcantes da trajetória do processo da construção do Uno, uma representação angular no imaginário tanto ocidental quanto oriental".

2. O artigo merece discussões de aprofundamento crítico. Mas ele é um excelente ponto de partida para quem deseja situar-se a respeito da corrente acadêmica de aproximação ao tema - Israel era politeísta, e apenas muito recentemente (para Haroldo, século VII - eu tenho dúvidas se já tão cedo) despertou em Judá pruridos monolátricos.

3. Haroldo também passeia pelas atualizações da historiografia israelita/judaíta - a hipótese de dois reinos (Israel, ao norte, e Judá, ao sul) é mencionada.

4. Minha dissertação de Mestrado, sobre o culto à serpente de bronze é, mais uma vez, citada - Haroldo nunca deixa de citá-la (foi ele seu orientador). Isso me diz que passou da hora de publicá-la. Devo tomar vergonha e transformá-la em livro.

5. Recomendo a leitura a todos e a todas:





OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio