sábado, 7 de janeiro de 2012

(2012/022) Disso que se inventou de chamar de Teologia Política

1. Assim, você pode dizer certas coisas, mesmo assentado no ninho da águia. Por isso se inventou esse termo: Teologia Política. Mas, cá entre nós, que Teologia não é política: e só política?

2. Desde que se inventou de fazer teologia - e isso foi há milhares de anos atrás - que a teologia é política. Talvez tenha havido dois dias de estética antes, até que um chefe tribal percebeu que os deuses eram ótimos instrumentos de controle social e, voilà, nunca mais a teologia foi outra coisa que não política.

3. A teologia cristã viu-se em dificuldades por uma razão muito simples: política, ela, a cristandade estava também às voltas com um discurso "moral". A conta vai ser difícil de fechar: somar, numa só conta, retóricas de controle social mais a idéia de um "deus bom", retóricas de castigo eterno mais controle e benefícios, salvação e pecado, governo e obediência etcétera.

4. Difícil fechar a conta. Impossível, então, para a noção absurda de inferno eterno. Resolveu-se essa parte, propondo-se a extinção das almas más. Os maus não irão pro céu! O quê?Arderão pra sempre? Não, que isso é sadismo: Deus apenas as extinguirá... Mas a distinção entre alma boa e alma má é fundamental para a... política.

5. Aliás, inicia-se a teologia política desde que a criança dá os primeiros passos e faz as primeiras birras: ai, ai, ai, Papai do Céu está vendo! Política, mais tarde traduzida em inferno, que, para a moral e a ética, é, em si, um problema intransponível. Para a moral e a ética, eu disse: não para o descaramento, claro...

6. Aí, você inventa de fazer "teologia política", como se a outra, que, por esse raciocínio, é só "teologia", mas não "teologia política", não fosse política. Ou seja, aceitar algo como teologia política, diferente da teologia, é, de certo modo, fazer o jogo de disfarce da teologia, que sempre foi, é, e será, sendo o que é, política, nada mais do que política.

7. Alternativamente, é só para fazer com que os donos da verdade deixem você brincar de dizer coisas - e ainda publicar em livros de ler!



OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio