1. A História da Física não termina no Princípio de Incerteza, de Heisenberg. Não. Essa é apenas uma etapa que, a meu ver, termina de modo mais ideológico do que propriamente "objetivo" (aceito as críticas).
2. A segunda fase dessa história, de que já fui sobejamente informado por O Método - sim, até disso trata O Método -, de Edgar Morin, corresponde à descoberta de como os elementos químicos são criados dentro das estrelas. Os elementos químicos que nos compõem - oxigênio, carbono, ferro, zinco - são produzidos por forças descomunais nos bilhões de sóis do Universo. O hidrogênio, por sua vez, teria sido criado pelo próprio Big Bang.
3. Agora, meus amigos, assistam ao segundo capítulo de Átomo, da BBC, e me digam se dá pra ficar gastando tempo com teorias de que não "vemos" o que está lá fora! Cada qual responda por si! Quanto a mim, não apenas vemos o que está lá fora, quanto somos capazes de olhar no passado - lá, coisa de 14 bilhões de anos atrás.
BBC
Atom - the key to the Cosmos
Jim Al-Khalili
4. Só se, para os adeptos da teoria do solipsismo noológico humano, "ver" ou é "ver como "Deus" veria, ou não é ver nada... Vício teológico, pois...
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário