sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

(2010/065) De tatus grandes e pequenos


1. Desde há dez mil anos - vinte "histórias do Brasil" (numa delas, talvez a gente "acertasse"!), extinguiram-se (foram extintos!) os tatus e "falsos tatus" gigantes, animais próprios da América do Sul. Em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul (Brasil), foram encontradas muitas "paleotocas" deles. Elas chegam a ter dois metros de diâmetro e dezenas de metros de extensão. Algumas vezes estão cheias, logo, obstruídas, de restos de enxurradas, mas algumas são encontradas vazias e desimpedidas, ainda (ler reportagem aqui).

2. Os tatus gigantes são gliptodontes (cf. a foto acima do exemplar em exibição no Museu de História Natural de Milão). No Piauí, viviam exemplares de Pampatherium humboldti, "do tamanho de asnos (100 a 200kg)", como informa a página da Fundação Museu do Home Americano. Mas eles eram menorzinhos, em relação aos gliptodontes, conforme informa a mesma fonte:


Glyptodon e Panochtus

Eram falsos tatus com carapaça óssea rígida, não articulada. Eram tão grandes quanto um Volkswagen "Fusca" e podiam pesar mais de 700 kg. Alguns possuiam uma bola espinhosa na ponta da calda, utilizada como uma massa para defender-se. As placas ósseas de suas carapaças eram muito espessas ( 3 cm) e tinham motivos geométricos que permitem distingui-los. Se deslocavam lentamente e se alimentavam de plantas aquáticas. Os conhecemos até faz 8.000 a 9.000 anos. Glyptodon e Panochtus pertencem à família dos Glyptodontídeos, exclusivamente americana e totalmente desaparecida. As espécies da Serra da Capivara, presentes em pequena quantidade em todos os sítios, são Glyptodon clavipes e Panochthus greslebini. Juntas representam 5,5% da megafauna da Barra do Antonião.
3. Do tamanho de um Fusca! Vejam só... Mas, e se o Fusca for de brinquedo?, daqueles de plástico, comprados na feira? Ah, então teríamos o menorzinho dos tatus - o pichiciego argentino! (Chlamyphorus truncatus), com seus incríveis 10 a 15 cm de comprimento. Ele vive em poucas regiões da Argentina, praticamente enterrado sob a areia e a terra árida, onde vive à custa de comer insetos, larvas e raízes.

4. Tudo indica que os humanos, há cerca de dez mil anos, exterminaram os tatus gigantes. Restaram os tatus "normais" e, ainda mais escondidos - praticamente desconhecidos -, os mini-tatus. Parece que, nesse caso, ser pequeno fez toda a diferença...



OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Um comentário:

Cristianismo Livre disse...

O homem sempre mostra o seu desapego à natureza que forma sua própria constituição. A mastofauna gigante, característica das Américas bem anteriores a Colombo e sua turma (lá se vão entre 18 e 13.000 aninhos)foi aniquilada pelos homens recem chegados da ásia.

Nesta que se conhece como teoria do Overkill diz que, o homem, quase que exclusivamente carnívoro, mata uma determinada presa (pensem no "tatu gigante")e toda a sua tribo se alimentaria bem da carcaça (já que os clãs eram tanto quanto diminutos). Devido à grandiosa quantidade de caça, este homem esbanja, e se alimenta apenas de partes nobres, desprezando o restante da carcaça (imagine matar um boi e se alimentar apenas da picanha, desprezando o restante da carcaça).

Assim foi o homem e sua gula por partes nobres, e os pobres gigantes, que não conheciam tais predadores esbanjadores, se foram na fome dos homens recentemente americanos famintos por partes nobres.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio