segunda-feira, 25 de junho de 2012

(2012/514) Não é preciso que a Bíblia diga e é a despeito do que ela diga


1. Não é preciso que a Bíblia diga que o homoerotismo é "de direito" para que a sociedade o considere "de direito" - e a despeito de a Bíblia condená-lo, a sociedade tem todo o direito de considerar o homoerotismo "de direito".

2. Não é preciso que a Bíblia mencione ou aprove a liberdade de consciência para que eu seja conscientemente livre, que eu me expresse nos termos de minha consciência - e a despeito de autores bíblicos desgostarem da liberdade de consciência e a recriminarem como insubordinação, é com liberdade de consciência que me expressarei - sempre.

3. Não é preciso que a Bíblia me autorize a respeitar - verdadeiramente, sem falsidades retóricas, sem hipocrisia de amor fingido e tolerância cínica, a religião dos outros e os outros religiosos. Respeitarei a todos - indistintamente. E a despeito de a Bíblia mandar que eu os condene como idólatras, como infiéis, como pecadores. A despeito disso.

4. Não é preciso que a Bíblia me autorize a expressar-me em termos secularizados, desconsiderando as questões relativas a "Deus" em minha relação social e política: é assim que eu jogarei o jogo social, o jogo político da República, e a despeito de os autores sagrados declararem que o mundo é de Deus.

5. A Bíblia não é nem será para mim uma prisão - é um porto em direção à liberdade e, inclusive, a liberdade dela mesma.

6. O homem não foi feito para a Bíblia.

7. A Bíblia foi feita para o homem.

8. O resto é política.

9. Rigorosamente como o sábado contra o qual Jesus, diz-se, lutou.

10. O homem não foi feito para o sábado.

11. O sábado foi feito para o homem.

12. O resto é política.

13. A Jesus mataram.

14. Mas eu não quero ser rei.

15. Talvez eu sobreviva.

15. 25 anos já foram. Como sou grato ao Seminário (Teológico Batista do Sul do Brasil).

16. Não, certamente ele não me queria assim, esse homem que aqui está.

17. Mas o que ele e a História não poderão apagar é que este homem que aqui está é filho daquela Casa e só daquela casa - de mais nenhuma!

18. Mas, acima de tudo, é filho de seu próprio parto.



OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Um comentário:

Cleinton disse...

Também sou grato àquela casa, grande Osvaldo, pois também lá aprendi a pensar e a encontrar na Bíblia a porta para a libertação, inclusive dela mesma. Como dizia o professor Longuini, "o evangélico, não, mas o protestante é livre de tudo; de igreja, de Bíblia e, pasmem, também de D´us!". Sim, um dia o Seminário do Sul foi bom. Muito bom. Foi.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio