quinta-feira, 29 de março de 2012

(2012/332) Hora dessas tenho que falar algo de bom sobre pastorado

1. Hora dessas, eu reconheço, tenho que falar algo de bom sobre pastorado. Devem-se criar ideias sobre as minhas ideias - como se eu achasse o pastorado a pior coisa do mundo.

2. A culpa é minha, porque sou hipercrítico. Pudera: pastores só se louvam (se são do mesmo time, claro). Alguém tem que fazer o contraponto. Faço eu.

3. Mas seria falsa a ideia de que eu pense todos os pastorados como uma coisa só. 

4. Eu não seria tão leviano.

5. Mas a minha crítica é como a zombaria que se faz por conta dos pastores miliardários neotudo: até o pastor de três salários mínimos entra na dança. No angu do escárnio, pastor pobre é caroço.

6. No meu caso, uma vez que uso a palavra genérica "pastorado", entra todo mundo na dança. O ruim e o bom - até o mais ou menos.

7. De certa forma, todos têm sua culpa.

8. No mínimo, por manterem a roda girando - aquela história de dizer que nada contra a correnteza, mas fazer todas as ações simbólicas que faz a roda girar... É só entrar num templo progressista...

9. Pague-se o preço.

10. Mas eu escrevi um livro: O Pastor dos Meus Sonhos.

11. Talvez um dia publique. ão é grande coisa. Foi mais um vômito de 24 horas.

12. Gostaria de poder falar melhor sobre essa coisa-vocação.

13. Mas há tanto problema engatado nessa marcha que seria, aí, sim, leviano, dourar a pílula.

14. Quando nada, aceitar o pastor a névoa de homem-de-Deus que lhe joga a igreja. Aceitar e gostar.

15. Não podia. Ele tinha de parar a oração imediatamente e repreender em nome de Jesus.

16. Mas, não, aceita.

17. Porque convém.

18. A crítica não convém.

19. Mas é como a ressaca do vinho.

20. Um dia, prometo, virei aqui e só falarei de coisas boas do pastorado.

21. Mas ainda não chegou esse dia.

22. Talvez eu ainda espere que meus antigos alunos me tragam esse presente. Porque, se depender de mim, pastor, como disse há pouco, vai ser muito difícil.

23. É como eu ouvi hoje de um rapaz, que falou assim: John Piper, o grande homem, não aceita pastorado feminino. Todavia, a expressão grande homem some na bruma quando a ela se quer acrescentar a expressão não aceita pastorado feminino. Não é grande esse homem. É minúsculo. De grande ele só tem a tolice...

24. De igual modo, como posso redigir loas a quem aceite, pacificamente, que seja, que lhe tratem como um oráculo?

25. Lamento, fiz-me radicalmente protestante demais para tergiversar.

26. Mas ainda sonho com o dia em que ser pastor seja terapêutico.

17. Mas muita coisa tem que mudar na igreja, na fé, na sociedade - não sei se vai dar...




OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio