1. A gente pensando que a coisa tinha se dado somente no período bíblico. Quer dizer, "a gente", não, que muito crente acha que Israel e Judá eram como monges e freiras em celas de reclusão, que tudo que nos legaram criaram eles mesmos, orando e rezando, trabalhando...
2. Nada disso. Tudo que Israel e Judá nos deixaram, aprenderam com os outros. Algumas coisas, adaptaram à sua própria cultura. Outras, emprestaram diretamente.
3. A única coisa que eu ainda continuo achando que é exclusiva da Judá - mas nem Israel conheceu - é o sacrifício substitutivo pelo pecado: matar o cabrito ou o boi para Deus não matar o camponês.
4. O resto, tudo, do conceito de Deus ao conceito de céu, tudo, emprestado, adaptado, cooptado.
6. Interessa-me apenas chamar a sua atenção para o gráfico.
Observe a "zona de hibridación" - de Israel até a Anatólia |
7. Na África. o Homo sapiens. Acima daí, na Europa, no Norte da Arábia e na Rússia, o Homo neanderthalensis.
8. Entre 80 e 70 mil anos atrás, o Homo sapiens sobe e encontra o Homo neanderthalensis no que se está a chamar de "zona de hibridização" - zona em que as duas culturas se misturam, prevalecendo o Homo sapiens sobre o Homo neanderthalensis.
9. Ora, essa "zona de hibridização" é justamente onde está Israel!
10. Não é que os ancestrais dos ancestrais dos ancestrais dos ancestrais de quem vai, mais tarde, morar ali, já eram especialistas, há milênios, na arte de dá cá e toma lá?!
11. Não se pode traçar uma linha histórica entre uma coisa e outra, claro. Só estou chamando a atenção para o fato de que ninguém se instala ali, naquele pedaço de terra, impunemente - tenha sido há 80 mil anos, há 2 mil anos, seja hoje.
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Um comentário:
ISRAEL NO CENTRO DO UNIVERSO? CENTRO DA HISTÓRIA? É. DEVE SER. Deve ser a Providencia ou o nosso olhar?
Cezar Uchôa Júnior
Postar um comentário