quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

(2012/166) Bíblia na mão e olhos fechados - um método de (pelo menos) quinhentos anos...


1. Bem a calhar a referência que Alessandro Rocha me faz chegar às mãos, pelo facebook. Transporto a referência para cá, enriquecendo-a.

2. Primeiro, a frase (de efeito):
Vinieron. Ellos tenían la Biblia y nosotros teníamos la tierra. Y nos dijeron: "Cierren los ojos y recen". Y cuando abrimos los ojos, ellos tenían la tierra y nosotros teníamos la Biblia. 
3. Fechem os olhos e rezem... Bíblia na mão, olhos fechados.

4. Eduardo Galeano afirma que a declaração é do bispo Desmond Tuto, e se refere à África (provavelmente, África do Sul), aplicando-a, então, o próprio Galeano, à América igualmente esbulhada pelo mesmo modelo: "toma a Bíblia, feche os olhos"...

5. Coincidentemente, vimos discutindo o modelo "Bíblia e oração" há alguns dias. Penso que essa citação de Galeano fecha adequadamente essa fase do debate.

6. Abaixo, o texto de onde se pode extrair a citação de Galeano.


7. Quanto ao caso, talvez se pudesse acrescentar que, depois do esbulho da terra, acrescentou-se, ainda, o esbulho da consciência...

8. Ou, para empregar a mesma metáfora de Desmond Tuto e Galeano, muitos ainda estão com olhos fechados.







OSVALDO LUIZ RIBEIRO

9 comentários:

CLÁSSICOS DA MÚSICA EVANGÉLICA disse...

EDUARDO GALEANO. UM ÓTIMO ESCRITOR. UM HISTORIADOR MT QUESTIONADO.

Desde o clássico "Veias Abertas da América Latina" , o autor vem sendo uma referencia para pensar a América Latina da perspectiva da "dependência". Essa perspectiva é mt questionada no meio da História, pois tende a idealizar os movimentos ditos "revolucionários", contra o capital. Um marxismo mais militante do que histórico. (opinião).

A questão a meu ver, no debate teológico, está na relação entre movimentos "revolucionários" e tão famigerada "teologia da libertação". Este encontro entre movimentos sociais e religião é algo meio que marginalizado nos meios acadêmicos, pois há uma luta por preservar o "ideal" de Estado Laico, ou sociedade laica (se aplicarmos noção de Estado estendido de Gramisc).

Mas o que isso tem a ver com "oração e Bíblia"?

A meu ver, tando numa perspectiva liberal capitalista, como na marxista da teologia da libertação, os conceitos teológicos são subordinados e instrumentalizados ao pensar a sociedade latino americana. Galeano não se preocupa com "Deus",claro, ou a Igreja, mt menos, mas sua busca é uma conscientização dos latinos-americanos para caminhar para uma revolução comunista.....Não importa....o que quero dizer é que a VIDA RELIGIOSA é uma expressão da BASE DE UMA SOCIEDADE, mas é sempre vista como instrumento de manipulação de massa....seja para movimentos "revolucionários" seja para a manutenção do status quo.

Portanto a tomada de consciência para Galeano, e marxita da TL, não para o mundo em si e de si, mas para o MUNDO DO MODELO MARXISTA E DE SI COMO PARTE DO PROCESSO HISTÓRICO. Apenas um modelo de visão de mundo. Assim continuamos em um dito modelo de manipulação, só que marxista. Nesse sentido a discussão teológica parte de pontos concretos, palpáveis, evidencias socio-culturais históricas e deixa de ser uma especulação filosófica, o que sempre foi. Distanciando cada vez mais teologia do transcendente e aproximando do eminente.

Esta discussão pode ser apenas epstemológica, mas quando aplicamos isso em nosso tempo que caminha para secularização de tudo, o medo do teocentrismo e a marginalização do medievalismo, dos movimentos milenaristas, "fundamentalistas" chiitas, ou seja a fé (no sentido de crença) sempre teve, e ainda hj apesar de tudo tem, muito mais relevância que os modelos revolucionários, modernos, pós-modernos, etc.....Ou seja ainda hj a FÉ é mt mais poderosa que a tomada de consciência. Assim o modelo Bíblia e Oração é algo poderoso seja para manter a ordem seja para corrompê-la.

Cezar Uchôa Júnior
Pr. I. Batista Memorial da POsse

Bel disse...

Aquele que se acha em condições de comandar outros, não pode ser considerado inofensivo.

Peroratio disse...

"Assim o modelo Bíblia e Oração é algo poderoso seja para manter a ordem seja para corrompê-la" - e ainda me perguntas o que esse post e a citação de Desmond Tutu tem a ver com "Bíblia e oração"? E mesmo quando os dois termos aparecem tanto na citação quanto na discussão de já 4 posts de Peroratio? Tanto faz que seja um movimento de esquerda quanto de direita: Bíblia e oração obliteram a consciência crítica seja de si seja do mundo.

Peroratio disse...

Também acho, Bel - ou, para o dizer por meio de uma declaração de Aldous Huxley: a manipulação de pessoas, mesmo que "para o bem", não se justifica moralmente".

Igreja Batista Memorial da Posse disse...

PERORATIO

É O QUE QUERO DIZER: "BIBLIA E ORAÇÃO" COMO VC COLOCA É INSTRUMENTALIZADA PARA MANIPULAÇÃO. HIPÓTESE: TALVEZ POR A FÉ SEJA MT MAIS UMA FACULDADE DO HUMANO DO QUE UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL, SÓ QUE ISSO É UM DEBATA DA ESPECULAÇÃO E NÃO DOS MODELOS HISTÓRICOS DE ENTENDIMENTO DO SOCIAL. VOLTO A PERGUNTA: SERÁ QUE REALMENTE AS PESSOAS SÃO MANIPULADAS? OU "NÓS" (DOTADOS DE UMA "ILUMINAÇÃO" CRÍTICA OU RELIGIOSA) É QUE AO ANALISARMOS OS FENÔMENOS "ALIENADORES" E QUE EM NOSSOS MODELOS EXPLICATIVOS DO REAL, OS ENQUADRAMOS NESTA CATEGORIA DE ALIENADOS?

QUEM AFINAL DE CONTAS É ALIENADO? OS QUE SEGUEM AS LOUCURAS DO EVANGELICALISMOS , OU OS CRÍTICOS QUE CONSTROEM SUAS VISÕES DE MUNDO EM CASTELOS DE AREIA ACADÊMICOS, OU TEIAS CHEIAS DE FIOS SOLTOS. EPISTEMOLOGICAMENTE MINHA CRÍTICA É ÀS BASES DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO...
A NOSSA CRISE, PORTANTO É QUE NÃO TEMOS MODELOS VISÃO DE MUNDO FIXOS E CONFIÁVEIS, SEJA TEOLÓGICOS SEJA CIENTÍFICO. O QUE NOS RESTA É A INTERMEDIAÇÃO DOS NOSSOS SENTIDOS E DA NOSSA RAZÃO....E COM CERTEZA DA NOSSA FÉ, SENDO A ÚLTIMA MAIS DETERMINANTE (OPINIÃO).

CEZAR UCHÔA JÚNIOR

Peroratio disse...

Menos, meu amigo, menos...

Igreja Batista Memorial da Posse disse...

É Difícil aceitar que a tomada de consciência é algo tb alienante? Talvez não seja. Uma sociedade nas bases do cientificismo acha estranho sim um bando do ignorantes seguindo um outro megalomaniaco....Simplificamos: são alienados, levados por um grande malandro....Talvez seja, mas acho que não é só isso. São pessoas buscando significado para sua vida, e a religião, mesmo "errada", alienante, ópio, mesmo usando o binômio "bíblia e oração" ainda é mt mais eficaz nesse negócio de dar significado para a vida das pessoas. A consciência crítica ainda engatinha nesse ponto.

Cezar Uchôa Júnior

Igreja Batista Memorial da Posse disse...

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=t7edhOTHiO0#!

NÃO PRECISA PUBLICAR SE NÃO QUISER....SÓ PRA MOSTRAR O NÍVEL DA LUTA ENTRE MACEDO E WALDOMIRO....FALA SÉRIO...O QUE É ISSO?

Anônimo disse...

Reputar à tomada de consciência [crítica - e há outra?] como fator alienante porque engatinha no papel de dar significado à vida das pessoas nos leva questionar o que é uma vida com significado.
As pessoas buscam significado para suas vidas, acho - não tenho conhecimento das mais recentes descobertas antropológicas nesse sentido -, desde que o primeiro lampejo de lucidez veio à mente.
Bom, mas e o significado? Não seria exatamente essa busca incessante, incansável, que lembra ao homem a cada instante que, como dito alhures, é exatamente isso que nos distingue dos animais?
Por outro lado, tomar para si uma visão qualquer, "mesmo 'errada', alienante, ópio", como significado para a vida...
Faz-me lembrar um passarinho que meu pai tinha na gaiola, e toda vez que alguém abria a torneira do tanque ele cantava sem parar... desligada, ele parava... meu pai dizia que ele devia viver próximo a algum riacho até se apanhado... então papai deixava a torneira aberta mais tempo mesmo sem nada pra lavar só pro passarinho ficar feliz e cantar... aquela torneira era "mais eficaz nesse negócio de dar significado para a vida" daquele passarinho... e ele continuava sendo um passarinho...
Ainda bem que é outro o distintivo nosso, seres humanos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio