sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

(2011/060) Exumaram o FHC ontem à noite...


1. Ontem à noite, esconderam o "Padim Pade Serra" debaixo da batina de algum santarrão, e colocaram os holofotes sobre o assim-então-recém-exumado FHC. O Programa de ontem à noite, do PSDB, pode ser assistido aqui. Mas eu posso apresentar um resumo para você, na imagem abaixo.



2. Ou, se você quiser assistir a um compacto do que o mundo tinha a dizer sobre ele e sobre o Brasil, quando ele era o (des)governante, pode assistir ao vídeo abaixo.



3. Não é prática protestante, que eu saiba, mas me dá uma vontade danada de me benzer - desconjuro!

4. Comentário do Nassif a respeito do teor do vídeo:

O vídeo é prejudicado um pouco pelo excesso de legendas explicativas. Mas é histórico, sim.

Nele, se comprova algo óbvio, que já foi objeto de análise de minhas colunas desde os anos 90: o fato do Brasil de FHC ter sido vítima de cinco crises internacionais não é atenuante, é agravante. Todas as crises foram motivadas pela vulnerabilidade externa brasileira - e esta agravada pela política cambial, privilegiando a apreciação cambial e o livre fluxo de capitais.

Não se tratou de um mero erro reiterado, mas de uma estratégia para fortalecimento dos grupos financeiros criados nos anos 80 e para enriquecimento pessoal dos economistas envolvidos com o Real - conforme relatei em meu livro "Os Cabeças de Planilha".

O que Clinton diz claramente é que países que se prepararam - incluindo o Chile - não sofreram os efeitos devastadores das crises. O Brasil não se preparou e, agora (no evento) FHC propunha uma taxa Tobin para coibir capitais especulativos, mas que não passava de uma tentativa de transferir as responsabilidades de seus erros para os demais países resolverem.


OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio