sexta-feira, 27 de março de 2015

(2015/333) Gênesis 1-11 fala do "mundo"?

Os 11 primeiros capítulos da Bíblia falam do "do mundo"?

Depende...

Primeiro, o conjunto é uma montagem, feita a partir de textos que na origem não diziam e nem dizem hoje o que o conjunto pretende dizer.

Logo, só se eu escolher os 11 e deixar de lado o fato de que é uma montagem, então talvez eu possa fazer esses 11 capítulos dizerem o que, no fundo, eu quero...

Como assim eu quero? Essa questão nos leva ao segundo ponto: quando os 11 capítulos foram juntados, e foram, pode apostar seu braço, o conceito de mundo era apenas o conceito dos povos que se conheciam. Não há como tomar o conceito de mundo de hoje, o globo, os países, as terras da Terra, todas e em seu conjunto, e a plicar aos 11 capítulos de Gênesis. É o que se faz? É. Logo, é o leitor que está dizendo que os 11 capítulos de Gênesis falam da Ásia, da África, da Europa, da América, da Ásia, dos pólos... O texto, montado, não fala. Não, não fala, não.

Ou seja. É uma espécie de alegoria que o leitor moderno faz, uma inflação livre... Pode? Pode. Pode tudo. Mas é o que é: não se trata de dizer o que a montagem diz, mas de fazer a montagem dizer o que a gente quer que diga. E pode? Pode. Pode tudo. Mas é o que é...

De sorte que se eu faço o texto dizer o que eu quero que ele diga, para que de fato serve o texto?

Simples: sabe aquele reloginho que você faz balançar na frente da pessoa...?















OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio