quinta-feira, 12 de junho de 2014

(2014/586) O termo acolhimento é mesmo melhor do que o termo tolerância?


Tenho pensado se acolhimento é um bom termo para substituir o absolutamente inadequado tolerância... Não sei se tenho que acolher. Não sei e cuido ser impossível, porque acho que não temos estrutura para isso, de modo que o acolher se banalizará e se tornará como é o amor na tradição cristã - uma banalidade...

Penso que ainda parece melhor o viver e deixar viver, a naturalização da diferença do outro, a normalização da pluralidade...

Não, acolhimento não é um bom termo: é paternalista... Eu passo da superioridade que tolera à superioridade que acolhe, porque quem é acolhido é sempre o fraco, o debilitado, o estranho...

Ainda acho que tenho que trabalhar apenas para a superação de qualquer necessidade de intermediação retórica entre o outro e eu - a radical cotidianização do óbvio: somos sociedade de plurais...











OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio