sexta-feira, 4 de abril de 2014

(2014/122) Fragmentos facebookianos


I.

Só ama e pode amar a verdade quem acredita na possibilidade de ter a verdade.


II.

Não estou atrás de pensamentos que me sirvam, estou atrás de pensamentos compatíveis com a realidade além de mim.


III.


Quando o energúmeno compara a fé religião à ciência, ou, ainda, à fé que a ciência comporta, pergunto-me o que ele fez com seu cérebro quando era criança - deve tê-lo substituído por catarro, só pode...


IV.


Jesus estava infinitamente mais próximo de Tiago do que de Paulo. Muito provavelmente, Paulo contenderia com Jesus quanto contendeu com Tiago e Pedro. Se há alguém a quem Paulo serviu, servindo-se dele, foi o Cristo da fé - ao Jesus de Nazaré, acho que não.


V.


Aquele advérbio é uma mentira, porque aquele advérbio deverasmente...


VI.


Pobre passarinho... Tanto tempo dentro da gaiola que, agora, seria um crime soltá-lo...

- é o que ouço, todos os semestres, quando começo a falar de Teologia... E, não é por outra razão, ano após ano, lá permanecem, coitados, os passarinhos...


VII.


Pior do que o crente que leva as doutrinas a sério, é o teólogo que o faz. Os crentes, coitados, estão perdoados...







OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio