terça-feira, 12 de novembro de 2013

(2013/1351) Apologeta da autonomia


Na Apresentação (impecável) que meu amigo Haroldo Reimer fez a meu Esboços de Teologia Crítica, ele disse que eu tenho um quê de apologeta - um (por minha conta) iconoclasta (por conta de Haroldo) apologeta...

Aceito.

Revolucionário, não: falta-me a coragem...

Intransigente, não, porque não vou na casa de ninguém obrigar-lhe a fazer coisa alguma (conquanto não permito que o inverso se faça, naturalmente...).

Apologeta...

Aceito.

Apologeta da autonomia, da crítica, do amadurecimento.

No fundo, todo pedagogo que, de fato, possa levar esse nome, não o é?

Paulo Freire não o terá sido?

Pedagogo, não sou: falta-me o dispositivo genético, eu acho.

Mas apologia da consciência e do saber-de-si, do sapere aude kantiano?

Aceito...







OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio