sexta-feira, 5 de abril de 2013

(2013/397) Que Pentecostes que nada: com João é aqui e agora...


1. Acho que mais cedo ou mais tarde vou me dedicar com seriedade ao Novo Testamento e, principalmente, aos Evangelhos - e me deixarei guiar por um fio: o conflito.

2. Talvez eu tenha me dado conta de mais um, agora, folheando as páginas de minha velha Bíblia.

3. Lucas faz os discípulos esperarem em Jerusalém até que do alto Deus lhes mandasse poder - o que se traduz na tradição de Pentecostes...

4. Já João, não. João 20,21 faz Jesus soprar o Espírito sobre os discípulos ali mesmo, depois de ter ressuscitado...

5. Que há um conflito aberto entre a comunidade por trás de Lucas - a comunidade paulina? - e a comunidade por trás de Marcos - a comunidade jerosolimitana? - eu já tinha me dado conta: Lucas faz das testemunhas oculares um bando de tardos e lerdos, mas campeões, após Pentecostes: o que empodera Paulo...

6. João, todavia, não está lá muito interessado em Pentecostes - e conhece mesmo seu mini-Pentecostes, o Espírito soprado pelo próprio Jesus ressurreto...

7. Começo a achar que Marcos era batista, Lucas, presbiteriano e João, pentecostal - se me faço entender...





OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio