terça-feira, 26 de março de 2013

(2013/342) Quando teu Cristianismo é pecado


1. Se o teu Cristianismo faz com que você pense dele ser a única religião e você o único religioso que têm valor, o teu Cristianismo é pecado e faz você pecar. E você peca com gosto!

2. Se o teu Cristianismo faz com que você pense que doutrinas significam alguma coisa, o teu Cristianismo é pecado e faz você pecar. E você peca com gosto!

3. Se o teu Cristianismo faz com que você acredite mesmo que um jorro de emoções te livra das responsabilidades políticas e sociais de um cidadão, o teu Cristianismo é pecado e faz você pecar. E você peca com gosto!

4. Se o teu Cristianismo faz com que você pense que há homens melhores do que outros, o teu Cristianismo é pecado e faz você pecar. E você peca com gosto!

5. Se o teu Cristianismo faz você pensar que os deuses das outras pessoas são nada ou, pior ainda, demônios, o teu Cristianismo é pecado e faz você pecar. E você peca com gosto!

6. Se o teu Cristianismo faz você pensar que o fato de serem gays impede aos gays de serem boas pessoas, bons cidadãos e bons religiosos, muitas vezes melhores do que você mesmo, o teu Cristianismo é pecado e faz você pecar. E você peca com gosto!

7. Se o teu Cristianismo faz você jogar no inferno pessoas que não fazem mal algum a ninguém, que apenas expressam a sua sexualidade de forma própria, livre e em comum acordo com outro ser humano igualmente inclinado, o teu Cristianismo é pecado e faz você pecar. E você peca com gosto!

8. Se o teu Cristianismo faz você citar versos bíblicos contra os outros, quaisquer que sejam esses versos, o teu Cristianismo é pecado e faz você pecar. E você peca com gosto!

9. Se o teu Cristianismo fez de você essa pessoa religiosa e insensível, beata e incompassiva, crente e sem coração, o teu Cristianismo é pecado e faz você pecar. E você peca com gosto!

10. Teu Cristianismo é pecado. Peca contra a humanidade. Peca contra você. Peca contra ele mesmo.




OSVALDO LUIZ RIBEIRO

6 comentários:

Anônimo disse...

Eu tomei contato há algum tempo com o blog do Pr. Ricardo Gondim, de São Paulo.
Na mesma época, e até por indicação dele, comecei a ler Andrès Torres Queiruga, José Comblin, Ed René Kivitz entre outros, e, por conta própria, Nilton Bonder.
Naquele momento eu senti uma lufada de ar fresco na minha religiosidade cristã, mas sei que eles também, de uma forma ou de outra, estão lançando doutrina, falando daquilo que o homem nada pode afirmar, do noumeno que nos aponta Kant.
Então, se não é o Cristianismo a que você se refere no texto, se não é o Cristianismo desses que eu citei (até mesmo o Bonder, sendo rabino) e que vai de encontro ao da postagem, que Cristianismo poderia ser esse?

Bruno Reikdal disse...

Osvaldo,

Se teu cristianismo não consegue conversar com pecadores sem acusá-los (mesmo que sejam pecadores por "serem um tipo de cristãos", como está implícito no texto, imagino que também seja pecado...

Abraço!

Peroratio disse...

Bruno, aparentemente bonitas palavras. Mas só na aparência - há um tipo de pecador que não quer conversar: o que ele entende de Deus é imutável e pronto. Logo, palavras sem nenhuma funcionalidade. Se encontrar desses pecadores que queiram conversar, indique Peroratio e meu perfil no Facebook. Estou disponível. Mas, à primeira menção de "Deus disse", desligo o PC.

Bruno Reikdal disse...

Não quero ser chato, mas... Talvez conversar sobre "teologia" seja difícil... Quem sabe conversar sobre filme, futebol, trânsito, o preço do pão... Coisas comuns, problemas mais-que-reais do dia-a-dia - assim como fazia Jesus. Teologia não converte nem transforma ninguém, apenas ensina ferramentas que podem ser reinterpretadas ou simplesmente utilizadas para a análise de discursos e justificações. Agora, através da vida e da troca de experiências cotidianas, essas abrem espaços para Deus entrar sem que ninguém fale seu nome - como deveria ser, como tinha sido proposto desde o Velho Testamento...


Abraço!

Peroratio disse...

Você faz de propósito ou nem se dá conta? Fala de não falar em Teologia, blá blá blá, e, no final, fala de Deus e do Antigo Testamento... Acho que você se enrolou um pouquinho... Melhor sorte da próxima vez...

Bruno Reikdal disse...

ok!

Obrigado,

Abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio