sábado, 24 de março de 2012

(2012/325) Edgar Morin - meu adorável "herege" - o Galileu do século XXI - porque ela se move, senhores, ela se move

1. É - de longe - o maior gênio vivo que conheço e que li. Há, talvez, homens e mulheres que em algum aspecto do conhecimento, tenham alcançado algum nível mais elevado do que Morin. Quem sabe? Todavia, se o assunto é o conjunto, o todo, a complexificação da rede de todos os saberes, senhores, acrediem - todos os demais são aprendizes. Morin, o mestre. Talvez você sinta desejo de discordar dessa minha afirmação. Compreensível. E, imediatamente, eu diria: certamente não leu O Método, e julga pelo que ouviu falar. Tivesse lido O Método, estaria a se perguntar porque ainda se discutem as coisas sem passar por Morin. E eu sei por que. Mas não direi.


2. Se você tiver oportunidade de ler apenas um livro no que resta de sua vida - o que ler? Morin. O Método. Não tenho a menor dúvida.




OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio