1. Descubro-o no Numinosum Teologia, blog de Jonas F. Mendonça. Trata-se de um filme - A Bíblia Desenterrada, baseado no livro já famoso do arqueólogo israelense, Israel Finkelstein e do historiador estadunidense, Neil Asher Silberman.
2. O livro é um marco na historiografia israelense moderna sobre o Israel e a Judá bíblicos. Um livro indispensável que, em português, dada uma intenção comercial da editora Girafa, recebeu o título - de mau gosto - "E A Bíblia não Tinha Razão", uma paródia do mais antigo e famoso "E a Bíblia Tinha Razão". O original inglês não tem nada a ver com esse título comercial - chama-se A Bíblia Desenterrada, uma referência à arqueologia, elemento fundamental da obra.
3. O livro é sumamente recomendável. Se você não está a par das "novidades" da historiografia moderna sobre o Israel do Antigo Testamento, deve ler - e preparar-se para algumas boas novidades. O filme abaixo pode ajudar a dar uma ideia do que contém o livro. Todavia, nem de longe dispensa a leitura - obrigatória - de A Bíblia Desenterrada. O vídeo está narrado em espanhol.
Desenterrar la Biblia - Parte I - Los Patriarcas
(Parte 1/4) (Parte 2/4)
(Parte 3/4) (Parte 4/4)
Desenterrar la Biblia - Parte II - El Exodo
(Parte 1/4) (Parte 2/4)
(Parte 3/4) (Parte 4/4)
Desenterrar la Biblia - Parte III - Los Reyes
(Parte 1/4) (Parte 2/4)
(Parte 3/4) (Parte 4/4)
Desenterrar la Biblia - Parte IV - El Libro Sagrado
(Parte 1/4) (Parte 2/4)
(Parte 3/4) (Parte 4/4)
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Um comentário:
Osvaldo. O filme foi comercializado no Brasil, já faz tempo, em inglês com legenda em português pela editora Duetto com o título "A Bíblia e seu tempo. São dois DVDS que foram a venda nas bancas de jornais
Postar um comentário