terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

(2012/201) Como assim "a modernidade fracassou"?


1. Ah, eu sou imprestável para essas filosofias pastosas...

2. O filósofo enche a boca para dizer, com um certo prazer prostático: "a modernidade fracassou". Do que será que estão falando? A Modernidade não é um desejo, ou gosto - é um fato. Você pode até enfiar-se debaixo da mesa, mas o que está debaixo da mesa está dentro da Modernidade, meu caro!

3. Deus do céu! Estávamos durante todo o passado - todo! - metidos até o pescoço nas mitologias religiosas e políticas. Vamos pôr aí 100.000 anos. Aí, veio a Modernidade - está bem, que sejam os últimos 500 anos. Aí, o filósofo escreve, rápido que a Modernidade fracassou. É?

4. Eu me esforço para não dar atenção a isso: a esse sintoma, a esse refugar de cavalos, porque isso é refugo, não é outra coisa. Mas, senhores, como disse Todorov: a verdade não é um desejo...

5. Enterrar a razão! Quiá, quiá, quiá...

6. Deixe-me voltar para meu mundo. Essa lado pastoso de algumas Filosofias me embebeda ao contrário: falar, falar, falar, e não dizer coisa alguma... Auto-(des)ajuda ao contrário. Você cita meia dúzia de nomes, usa duas frases em inglês e francês, fala com ar professoral, abrindo a boca até que todos os dentes reflitam no refletor, com poses, e espera que todos estejam anotando. "Qualquer pessoa inteligente sabe"... Aí, não dá mais para continuar ouvindo. 

7. Anotar o quê?, cara pálida!

8. É muita pressa de ver o Modernidade pelas costas, não é não?

9. Com todo respeito à Filosofia a aos filósofos - porque gosto de Filosofia e tenho por admiráveis muitos filósofos: mas acho que séculos de mãos dada com a Teologia deixou a alguma Filosofia meio beata...



OSVALDO LUIZ RIBEIRO


Um comentário:

Igreja Batista Memorial da Posse disse...

COMO OLHAMOS PARA A "IDADE MÉDIA" E ANTIGUIDADE? DE UMA FORMA GERAL COM OS OLHOS DA RENASCENÇA. OS AGENTES HISTÓRICOS QUERIAM MARCAR UMA "RUPTURA" COM A IDADE DAS TREVAS, ENTÃO IMPUSERAM UMA LEITURA NEGATIVA DA IDADE MÉDIA. E ATÉ HJ REVERBERA. HISTORICAMENTE, COM UMA ANÁLISE MAIS CRÍTICA PODEMOS VER QUE NÃO FOI BEM ASSIM....

DE ALGUMA FORMA É ISSO QUE ACONTECE HJ. AGENTES HISTÓRICOS TENTAM CRITICAR A "MODERNIDADE" DIZENDO QUE HJ VIVEMOS O "PÓS-MODERNO" COM TODAS OS ATAQUES EPSTEMOLÓGICOS AO MÉTODO, A TERIA E A PRÁTICA CIENTÍFICA. AINDA MAIS HJ QUE VIVEMOS MEIO QUE VICIADOS EM INOVAÇÕES, REVOLUÇÕES E RUPTURAS.....

A MODERNIDADE, A PÓS-MODERNIDADE, A IDADE MÉDIA, ETC, SÃO GENERALIZAÇÕES HISTÓRICAS, SÓ ISSO APENAS ISSO, ONDE SE ENCONTRA OU SE INVENTA PADRÕES CLASSIFICATÓRIOS.

CEZAR UCHÔA JÚNIOR

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio