sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

(2010/067) Não se desassoreia o Tietê há três anos!


1. Corre e assiste rápido, antes que o Zé Alagão mande tirar do ar. Surpreendentemente, a GloboNews exigiu no programa Entre Aspas, entrevista com o engenheiro Julio Cesar Cerqueira Cesar, da Escola Politécnica da USP. As informações que ele dá sobre as enchentes de São Paulo - e principalmente a situação de assoreamento do Tietê - são absolutamente esclarecedoras - e estarrecedoras, também. Ele afirma que o Governo do Estado deixou de retirar sedimentos do rio há três anos, razão de seu assoreamento e conseqüente transbordamento.


ALTAMENTE RECOMENDÁVEL



Aqui, Julio Cerqueira Cesar Neto, mais informalmente, em entrevista ao MPost:




Aqui:

Entrevista à Rádio Bandeirantes - 18/01/2010

Entrevista à Rádio Bandeirantes - 21/01/2010

Entrevista à Rádio Eldorado - 21/01/2010


OSVALDO LUIZ RIBEIRO

PS. aqui, as observações do PHA: GloboNews prova que culpa do alagão é do Zé Alagão:

O engenheiro Julio Cesar Cerqueira Cesar é da Escola Politécnica da USP. Cerqueira Cesar diz que nunca viu “caos urbano como esse”. Que a responsabilidade sobre o que acontece com os rios Pinheiros e Tietê, que fazem as marginais de São Paulo, é do Zé Alagão. Esse fenômeno da chuva no fim do ano e no começo do ano deriva do El Niño e isso não deveria surpreender ninguém. O professor Cerqueira Cesar participou da equipe que projetou a calha do Tietê em 1983-86. Antes de a obra ficar pronta, já se sabia que a calha não seria suficiente para a vazão do rio. Seria preciso construir 134 piscinões para regular a vazão do rio. O Governo do Estado construiu 43. FALTAM 91 PISCINÕES. Além disso, como observou o Jô, o Zé Alagão não limpou a sujeira do leito do rio. Não retirou a terra que os afluentes depositam. E a vazão não cabe dentro do rio. (Além disso, com a criminosa obra da duplicação – um crime ambiental flagrante ! – das avenidas marginais, Zé Alagão expandiu a plataforma de concreto e asfalto na beira do rio: e a água não passa nem por milagre.)

Bem, ainda segundo o PHA, jornal nacional joga a bóia para salvar Zé Alagão do alagão. Mas eu ainda acho que essa bóia sozinha não supera o estrago do "furo" da GloboNews - salvo se o JN aposta que os paulistanos são idiotas...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio