1. Foi Amós. Amós foi um profeta crítico, mais um ativista político do que um religioso. Cismou de ir para Samaria e pregar contra a opressão dos pobres. Foi uma espécie de teólogo da libertação e socialista do século VIII, quando Amazias era sacerdote do Templo de Deus, em Betel, uma espécie de Roma para o Norte.
2. A elite política e religiosa do Norte guardava tradições muito antigas de um êxodo. Yahweh os havia tirado do Egito, eles diziam. Ah, como somos especiais, escolhidos, os reis da cocada preta...
3. E tanto, que se sentiam mesmo as últimas bolachas do pacote. Subiu-lhes o poder à cabeça - e o sangue fresco das ideias religiosas alimentou-lhes o rei na barriga...
4. As primeiras vítimas?
5. Eles, sempre eles, os pobres...
6. Amós foi lá, meter o dedo na cara dos empoderados de Deus...
7. Amazias, sacerdote, corre a fazer o serviço sujo: fora daqui, Amós, essa é a casa do rei e esse é o Templo de Deus. Fora daqui!
_ Vocês são homens e mulheres maus. Pisam a cabeça do pobre!
_ Deus está conosco! Deus nos trouxe para esta terra, nos deu esse lugar, nos deu o poder - somos seu povo, seus filhos tirados do Egito!
_ Grande porcaria! Grande porcaria!
_ Porcaria? Acha pouco um Deus tirar um povo de um lugar, levá-lo a outro e lhe dar esse lugar?
_ Não, não acho: acho que porcaria é vocês acharem que foi só com vocês. Sim, não nego, Yahweh tirou Israel do Egito - e o trouxe para cá. Mas também tirou os filisteus de Cáftor e os trouxe para cá. E fez mais, tirou os arameus de Qir e os trouxe para cá. De modo que Deus trouxe a todos - e onde Deus trouxe a todos, não trouxe ninguém. Ninguém é melhor do que ninguém... Vocês não são melhores do que ninguém - são até piores! Esperam pelo dia de Yahweh? Pois ele será treva - e não luz!
8. E o expulsaram.
9. Hoje, apela-se para a "Igreja"...
10. Há que um Amós olhar na cara dessa gente hipócrita e lhes dizem bem alto: grande porcaria!
11. Apelar para a Igreja, em nome da preservação de valores e privilégios "domésticos", é o mesmo que apelar para o Êxodo, enquanto se pisa a cabeça do pobre... Usar Deus em benefício próprio...
12. Alguém precisa lembrar aos empavonados de Deus daquela passagem enigmática em que o sujeito diz Senhor!, Senhor! e o Senhor simplesmente lhe diz, à cara dura, não ter com ele qualquer relação... Dia de trevas será - ele, que pregou tanto esse dia!
13. Alguém precisa dizer bem alto que quem diz que ama a Deus e aborrece ao irmão é mentiroso...
14. Bem, mas isso tudo já foi dito! Alguém já gritou isso - há muito tempo!
15. Bem alto até...
16. E não adiantou?
17. Não...
18. Porque nem o Êxodo nem a Igreja são necessariamente coisa alguma: é o que vai dentro do sujeito e é como ele trata os outros - é isso que conta. Blá blá blá retórico-teológico pode ser apenas o manto como Amazias e o rei cobrem a violência, o sangue e a hipocrisia.
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário