terça-feira, 13 de novembro de 2012

(2012/764) De ateus e liberais - aos olhos "puritanos"


1. É o pensamento que corre e é reproduzido pela "alta inteligência" da matriz conservadora: ateu é mau e liberal é promíscuo.


2. É uma imbecilidade, mas é o que se pensa e ensina.

3. No mundo "conservador/fundamentalista" evangélico, na boca dos porta-vozes do Tea Party brasileiro, dizer que alguém é "liberal" é vinculá-lo a uma prática "moral" não-puritana. E o raciocínio, equivocado até não mais poder, é assim: se o sujeito afirma que Moisés não escreveu o Pentateuco, então ele bebe, fuma, trai e mulher e se droga, sonega imposto e adora o diabo...

4. Não é uma imbecilidade: é uma imbecilidade ao cubo...

5. Não sei se a coisa se explica pelo campo da ignorância ou se pelo campo da má fé...

6. O que eu sei, todavia, é que um rebanho assim arrebanhado vai dar com os burros n'água...




OSVALDO LUIZ RIBEIRO

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom, é bem possível - e não dá para inferir o contrário da só condição de o sujeito afirmar que Moisés não escreveu o Pentateuco - que esse sujeito não beba, não fume, não traia a mulher, não se drogue, não sonegue imposto nem adore o diabo, mas que ele abre a porteira e ainda toca a boiada para a relativização da Bíblia toda, o que resulta no descarte da mesma como "regra de fé e prática", isso parece claro.
A partir daí não parece irracional se olhar para o sujeito que está tirando o chão em que se pisa, solapando o fundamento da vida que se considera piedosa, e levando pela ponta do anzol, sobretudo, os jovens que se tenta conduzir "no temor do Senhor", sem nenhuma simpatia - ainda que as razões deste que o olha, como ter a Bíblia como regra de fé e prática, seja discutível.

Peroratio disse...

O temor do Senhor já foi o princípio da sabedoria - hoje, é o "fim" da ignorância: eis o que você acaba de defender...

O jovenzinho, tadinho, mente pra ele, pra ele ficar na Igreja...

Você já usou argumentos melhores...

Anônimo disse...

O líder religioso que admite que "mente pra ele", ainda que só no espelho, é aquele mal intencionado, que faz sabendo o que faz.
Eu não fiz uma defesa, mas uma ressalva - fugindo de alguma generalização derivada de uma leitura equivocada do que você escreveu - a partir do olhar do líder religioso sincero, que acredita de fato que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria e que o jovem que se desvia dele está se perdendo.
Esse líder tem razões muito diferentes das do anterior para olhar, como dito, sem simpatia para o liberal, razões cuja adequação se pode discutir, mas que formam um sistema no qual faz sentido a reação contrária ao liberal, talvez sim no campo da ignorância, mas certamente não no da má fé.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio