1. Acabou de sair o artigo de meu amigo Haroldo Reimer sobre as origens da ideia de um Deus uno em Israel/Judá. Como ele mesmo diz: "procuramos tão somente indicar alguns pontos marcantes da trajetória do processo da construção do Uno, uma representação angular no imaginário tanto ocidental quanto oriental".
2. O artigo merece discussões de aprofundamento crítico. Mas ele é um excelente ponto de partida para quem deseja situar-se a respeito da corrente acadêmica de aproximação ao tema - Israel era politeísta, e apenas muito recentemente (para Haroldo, século VII - eu tenho dúvidas se já tão cedo) despertou em Judá pruridos monolátricos.
3. Haroldo também passeia pelas atualizações da historiografia israelita/judaíta - a hipótese de dois reinos (Israel, ao norte, e Judá, ao sul) é mencionada.
4. Minha dissertação de Mestrado, sobre o culto à serpente de bronze é, mais uma vez, citada - Haroldo nunca deixa de citá-la (foi ele seu orientador). Isso me diz que passou da hora de publicá-la. Devo tomar vergonha e transformá-la em livro.
5. Recomendo a leitura a todos e a todas:
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário