sexta-feira, 4 de maio de 2012

(2012/423) Sobre alunos

1. Aborrece-me uma atitude discente - interessar-se só e tão só pelo que vai cair na prova. Correndo o risco das generalizações, é desanimador...

2. Há certos assuntos desdobráveis em classe que são infinitamente mais relevantes do que o tópico em si sob discussão. Sob meu critério, se a aula parasse ali e de enveredasse pelo desdobramento, seria muito melhor.

3. Mas o aluno percebe que aquilo não tem relação com a matéria de prova. Logo, é irrelevante. Enfada-se, se o professor insiste. Aborrece-lhe a coisa toda. Fecha a cara.

4. Eu compreendo. Ele ou ela tem de tirar sete...

5. Mas é assim que se aprende a vincular-se à moda. Quando for para a vida, perguntará qual é a regra do jogo, como se ganha esse jogo, e seguirá as regras...

6. As regras do jogo, meu amigo, são: ganhe, tirando do outro - quanto mais puder tirar, mais ganhará, porque não há Ferraris para todo mundo, e alguns terão de andar de Fusca...

7. No fundo, o sistema escolar nos prepara mesmo para a vida...



OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Um comentário:

Utopia Poética disse...

Prof. Osvaldo, compreendo sua colocação qt ao fato de haver em si questões debatidas em sala de aula mais importantes do que as questões da prova seguinte, etc...

Mas, de alguma forma como alunos, entendemos como o mundo funciona. É uma questão de sobrevivência. Independente de quer jogar ou não as regras do jogo todos nós jogamos.

Ou vc acha que alguém com menos conteúdo que vc teria as oportunidades que vc tem? Cada um sabe onde o sapato aperta. Muitos pagam seus cursos com muitas horas de trabalho de forma que não tem como estudar tudo que precisa na área da teologia. O mínimo então seria estudar somente o que cairá na prova, pois o reconhecimento viria com o curso. E talvez ai... Ter melhor tempo para melhores estudos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio