quinta-feira, 29 de março de 2012

(2012/336) Sobre bronzes que soam e tímpanos que retinem


1. Se Deus gosta mesmo dessa paparicação evangeliquês que grassa como praga entre nós, esses jargões, essa invencionice de palavras, de gestos, de modos, os bordões, as modas e os modismos, se Deus gosta disso mesmo, cá entre nós, Deus tem um baita de um mau gosto.

2. E talvez tenha. Talvez Deus seja mesmo "popular" - e talvez eu tenha um gosto burguês demais para a estética da "moda"... 

3. Eu não aguentaria dez minutos com metade dessa ladainha. Não aguentaria dez minutos dessa onda afetivo-subjetiva dane-se-o-mundo-que-eu-vou-adorar...

4. É despudorado. Não há "vergonha". Não há acanhamento, comedimento, civilidade, cidadania.

5. Talvez seja a época da TV e da internet, de acabar o simancol. Não há simancol. O evangeliquês passa como rolo compressor, amassando tudo, formatando tudo, shoppinguinzando tudo.

6. É Feuerbach levado à catarse da liturgia do eu-vou-como-vou-no-aleluia-da-fé...

7. Feuerbach, filósofo, um dos homens mais importantes da Filosofia dos últimos 500 anos - se não dos 1.000, disse que tudo o que dizemos sobre Deus é projeção de nós mesmos na ideia de Deus. Irretocável.

8. Hoje, vivemos a época da liturgia do eu sozinho à moda Feuerbach - nossos gostos e maus gostos são catarsicamente projetados em Deus, num evangeliquês que faz transbordar nossa falta de recato e decoro na forma de borbotões de "adoração".

9. E pensar que um dia desejamos a "evangelização" da cultura. Eu queria a culturalização do Evangelho... inverteu-se o trem todo...

10. Deus do céu. Não era isso que eu imaginava.

11. E já era.

12. Tem volta não.

13. Ou tem?

14. Tomara que tenha. Como pode o futuro ser mais feio do que hoje?

15. Sou da época do comedimento litúrgico, do recato de "adoração", do acanhamento dos olhos. Hoje, em nome de um suposto "povo", caímos numa absoluta desregulamentação das práticas e dos comportamentos.

16. É bem falta de educação.

17. Literalmente falando.

18. Se alguém a isso chama "liberdade", coisa feia é a liberdade...

19. Todavia, se é assim que a religião deve ser, que seja. Sejam todos muito felizes. Mas estou fora, e, por favor, anotem em suas agendas que não estou desejando ouvir as libertárias manifestações efusivas da alegria da salvação...




OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Um comentário:

Danilo disse...

Posso chupar este também? Mas com a condição de você não dizer que chupei... kkkkkkk Que seja divulguei, risos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio