1. Um imenso Dragão Negro dorme - mas será que dorme, mesmo? - nos confins da Via Láctea. Talvez faça parte da família dos dragões eternos, com os quais cada um dos grandes deuses do passado lutaram, ao criarem seus mundos. Será Leviatan, com quem Yahweh lutou? Será Lotan, dragão adversário de Baal? Será Vrtra, vencido por Indra? Será Typhon, o dragão subjugado por Zeus?
2. Não, não se trata de nada disso - ainda que seja divertido brincar com a ideia. Todavia, trata-se apenas de um efeito de ótica muito interessante.
3. As partes negras da fotografia representam o flagrante poeira estelar ("dust") que, absorvendo a luz, gera o efeito de "matéria escura" dispersa ao sul da Constelação de Sagitário. A foto foi divulgada pelo Observatório Gemini, e a reportagem pode ser lida aqui.
Estrelas, poeira e nebulosa em NGC 6559Créditos e direitos autorais : Adam Block, Mt. Lemmon SkyCenter, U. ArizonaExplicação: Quando estrelas são formadas, reina o pandemônio. Um caso de livro-texto é a região formadora de estrelas NGC 6559. Acima, são visíveis nebulosas de emissão, de hidrogênio, brilhando em vermelho, nebulosas de reflexão, de poeira, azuis e escuras nebulosas de absorção, de poeira, e as estrelas formadas por elas. Asprimeiras estrelas massivas formadas do gás denso irão emitir luz energética e ventos que erodem, fragmentam eesculpem seu local de nascença. E então, elas explodem. O lamaçal resultante pode ser tão bonito quanto é complexo. Depois de dezenas de milhões de anos, a poeira é vaporizada, o gás é varrido para longe, e tudo que sobra é um aglomerado aberto de estrelas.(crédito)
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário