1. O próprio documentário deixa claro - se você ao menos duvida da coisa toda, então você é um herege. Bem, na Teologia, propriamente dita, já fui oficialmente considerado um - sê-lo considerado, também, na "causa" climática, tanto faz.
2. Há algumas semanas, expus aqui os vídeos com a entrevista do climatologista Luiz Carlos Molion ((2010/601) Canal Livre - entrevista com o climatologista Luiz Carlos Molion). Hoje, disponho, aqui, a série de oito vídeos do documentário "A Grande Farsa do Aquecimento Global", a que acabo de assistir. O documentário repete quase inteiramente a série de argumentos do climatologista brasileiro (o que não deve ser coincidência), mas acrescenta informações e denúncias interessantes.
3. À medida que eu assistia aos vídeos, ia construindo o pensamento de que os ativistas ambientais anti-aquecimento portavam-se como os religiosos da Idade Média, mas, de certa forma, igualmente como os pastores de mídia. Para minha surpresa, mas nem tanto, a afirmação foi explicitamente feita no próprio documentário. De um lado, a "direita" inglesa; de outro, a "esquerda" pós-queda do muro de Berlim, migrando para o ativismo ambiental e introduzindo aí as técnicas neo-marxistas de "propaganda" de massa; de outro, as toneladas de investimentos - na casa dos bilhões de dólares, injetados nas "pesquisas", criando, literalmente, uma eco-dólar-dependência sistemática e estrutural... e, finalmente, meu "medo", a "teologização" do movimento, com risco de torná-lo ainda mais insano, como o é a teologização de qualquer coisa. Tudo isso, somado, um grande encontro de interesses...
4. Seja como for, você tem olhos e ouvidos. Talvez os queira usar. Talvez não. Talvez eu considere tê-los, e esteja equivocado. Apelo à sua consciência e a seus critérios. Somos, afinal, livres e conscientes. Não?
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Um comentário:
Bom, abraços Osvaldo! Faz um tempo que entendo que o discurso ecologico midiático é de direita. Isso é engraçado pois o proprio Al Gore que construiu um video sobre a destruição do planeta em tantos anos acabou de comprar uma mansão de milhores numa área em frente a praia na California, rss... Acho isso, muito engraçado e absotulatamente liberal - capitalista. Felicidades em 2011.
Fábio Py Murta de Almeida.
Postar um comentário