1. É histórico-socialmente plausível considerar-se que, nos períodos próximo-exílicos, seja antes, seja depois, mas não ainda em pleno período "helênico", algum substrato cultural e político de Israel, ou mesmo já de Judá, operasse algum conceito abstrato de "Humanidade"? Tem-se, aí, já, pronto e elaborado - ou mesmo em embrião -, o conceito filosófico de "Homem"?
2. Magnus Ottossom escrevia em 1986 que, nas narrativas de Gn 2 e 3, "terra" não é a nossa "Terra", mas, apenas e tão-somente, "Judá", a "terra" deles (cf. OTTOSSOM, Magnus, Eden and the Land of Promise, in: John Adney EMERTON (ed). Congress Volume: Jerusalem, 1986. Leiden: E. J. Brill, 1988, p. 177-188). Ele me parece corretíssimo. Com o que temos um problema - a palavra "eretz" - "terra" - é interpretada como a "Terra", o nosso planeta. Um conceito regional, geopolítico, nacional, transforma-se num conceito genérico, ampliado, "cosmológico", e, puf!, lá se vai a inteligência da narrativa, lá vai a fila interminável dos leitores fazer o texto dizer o que seu autor nunca disse.
3. O mesmo se dá em Gn 1,1-2,4a. "Céus e terra", aí, nada, absolutamente nada tem a ver com o planeta e o Universo - trata-se, apenas, da referência à abóbada celeste sobre a terra de Israel, porque é disso que se trata. Não se trata da "Terra", mas, apenas, da "terra de Israel".
4. Nesses mesmos textos "cosmogônicos", aparece o termo 'adam, que se traduz por "homem". E, da mesma forma como "terra" vira "Terra", "homem" vira "Homem", e o judeu, escritor, é posto no século XIX, abstraindo um conceito humanista de "Humanidade". Tem algo de muito errado aí, não tem, não? Tem - e se trata de retroprojetar nos termos bíblicos os sentidos que a história dos efeitos das palavras faz resultar sobre elas. Ora, esses sentidos são como roupas - não fazem parte da "fala" original. De modo que é preciso sempre deixar claro sobre o que se está fazendo - desfile de moda ou Antropologia... Há certas roupas que, digamos assim, são show contemporâneo - nada funcionais, decerto... conquanto, na moldura, saiam-se esteticamente muito bem...
5. "Humanidade" e "(planeta) Terra" na Bíblia Hebraica? Tenho minhas sérias dúvidas... E mais: em tempos monárquicos ou sacerdotais, tanto faz, alguém a dizer que a "terra" foi posta em "sujeição" a esse "Homem"... Ah, tem alguma coisa de muito errada aí...
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário