sábado, 23 de janeiro de 2010

(2010/073) Mircea Eliade - Zahar relança clássico!


1. Estou emocionado! A Zahar relança o clássico - e dificílimo de encontrar - História das Crenças e das Idéias Religiosas, de Mircea Eliade. Trata-se de uma "coleção", e a Zahar acaba de relançar o primero volume. Aqui você pode ler o Prefácio, em pdf.

2. Eu tenho tentado há anos adquirir os volumes, dos quais tenho apenas dois. Há sebos virtuais, onde você pode adquirir um volume por 200 reais... Há uns doze anos, na Bienal, quase comprei a coleção toda, editada em Portugal. Não era barata. Fiquei com medo, na hora. Não comprei. Arrependo0-me até hoje.

3. Mas, agora, podemos adquirir pelo preço normal de uma livraria. Acabo de encomendar pela Travessa, a R$ 38,71 - em três vezes.

4. Morcea Eliade é um "monstro". Um dos maiores pesquisadores do fenômeno religioso do século XX. Dele, tenho vários livros, dentre os quais destaco o absolutamnte imperdível Tratado de História das Religiões, em minha experiência, uma verdadeira iniciação, e o deliciosamente fascinante Ferreiros e Alquimistas. Mas há muitos, muitos outros. Antes de eu ter conhecido Edgar Morin, Mircea Eliade era meu autor predileto.

5. Se você gosta de ler sobre religião e fenômeno religioso, mas sob um enfoque acadêmico, fenomenológico, então esse é um livro para você ler. Recomendo - veementemente!


OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio