terça-feira, 24 de março de 2015

(2015/317) Um dos mais importantes vídeos do século XX


Todas as crianças deveriam assistir a esse vídeo. Crianças em torno dos 12 anos. Seus filhos deveriam assistir a esse vídeo. Você deveria assistir a esse vídeo...

Quando ouço louvações e elegias - disfarçadas em artigos, quantas vezes! - dirigidas á "mística", ao "misticismo", ao "religioso" e ao "espiritual", um tambor de salvação bate em meus ouvidos: "Carl Sagan! Carl Sagan! Carl Sagan!", e eu me salvo. Essa sereia estúpida não me encanta mais. Não preciso mais amarrar-me ao mastro dos navios. Furei meus tímpanos...



Carl Sagan classifica o misticismo pitagórico e platônico, antepassados diretos da teologia cristã, em retrocesso. Uma desgraça para o Ocidente. Enterrou o início das ciências empíricas, baseadas na observação dos jônios - Demócrito! - e sufocou, matou, enterrou e cobriu de terra 1.500 anos ocidentais...

Eu concordo com Carl Sagan: os gregos, os cristãos, arrancamos os olhos da cara e enfiamos o pescoço nos "céus"...

E mais: a corrupção...  Nos 40 minutos do vídeo, Carl Sagan não tem dúvida: Pitágoras e Platão trabalhavam em uma sociedade corrupta, escravocrata, e produziram uma filosofia que justificava essa corrupção e escravagismo... Misticismo filosófico-político para justificar uma sociedade de crimes...

E não foi exatamente isso que a teologia cristã fez por 2.000 anos?










OSVALDO LUIZ RIBEIRO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre ombros de gigantes


 

Arquivos de Peroratio