Edson Cordeiro
Celtic Woman
Hayley Westenra
Montserrat Caballe
Evandro Oliva
Magdalena Kozena
Jung
Artem Krutko
Sara Mingardo
Hiroko Kouda
Philippe Jaroussky
A ópera Rinaldo (1711) foi a primeira de Georg Friedrich Händel composta para Londres, como também a primeira ópera “italiana” feita especificamente para os palcos londrinos. O libreto de Giacomo Rossi foi adaptado de um esboço de Aaron Hill do poema épico La Gerusalemme Liberata de Torquato Tasso, uma narração extremamente bem elaborada sobre a Primeira Cruzada Cristã. Após a estréia e o sucesso de Rinaldo, esse tema influenciou várias outras obras durante o século XVIII.
(...)
A história se passa durante a Primeira Cruzada (1096-99) e o cerco de Jerusalém. Os exércitos cristãos, liderados pelo general Goffredo, sitiam Jerusalém, então sob o domínio do rei muçulmano Argante. Este é apoiado por Armida, rainha de Damasco e poderosa feiticeira. Rinaldo, cavaleiro-herói cristão, é então procurado pelo general, que lhe pede ajuda na conquista de Jerusalém. Em troca, o general lhe oferece a mão de sua filha Almirena, que já está apaixonada por Rinaldo.
A luta é travada não somente no âmbito terreno, mas também no espiritual. No final, os exércitos cristãos acabam alcançando a vitória e o bem triunfa sobre o mal. O amor terreno se contrapõe a questões mais espirituais e profundas (fonte).
Lascia Ch'io
Pianga
Lascia ch'io pianga
mia cruda sorte,
e che sospiri
la libertà.
Il duolo infranga
queste ritorte
de' miei martiri
sol per pietà!
|
Lascia Ch'io Pianga
Deixe que eu chore
Minha sorte cruel,
Que eu suspire
Pela liberdade.
A dor quebra
Estas cadeias
De meus martírios,
Só por piedade!
|
OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário